Ações do Confap e das FAPs são destaque durante a 70ª Reunião Anual da SBPC

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, participa ativamente da programação da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Maceió, Alagoas, nesta semana, de 22 a 28 de julho. Além de ser um dos expositores na mostra Expot&c, o Confap também participa da Programação Científica, de debates e mesas com convidados.

Foto: Letícia Santana.

Na segunda-feira, dia 23 de julho, a presidente do Conselho, professora Maria Zaira Turchi, participou da mesa sobre o financiamento da ciência e as agências de fomento, junto ao presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mario Neto Borges, e do diretor da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Wanderley de Souza. Na ocasião, ela apresentou o trabalho do Confap e de suas Fundações associadas, bem como o histórico de desenvolvimento de cada uma, destacando a participação preponderante da SBPC para a criação e a consolidação das mesmas.

Zaira Turchi também apresentou as parcerias do Confap aos presentes, incluindo o trabalho de articulação do Confap junto aos parceiros nacionais, como o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Ministério da Educação (MEC), o Ministério da Saúde e as agências federais de fomento, CNPq, Capes e Finep. Falou, ainda, das parcerias internacionais do Confap e do atual momento, em que há a demanda do repasse das vinculações às Fundações, em duodécimos, e da garantia da autonomia das mesmas, entre outras.

O presidente do CNPq, Mario Neto Norges, e o diretor da Finep, Wanderley de Souza, apresentaram os cenários atuais de suas agências e dos desafios existentes para o fomento à ciência, tecnologia e inovação.

Visita
No mesmo dia, o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, visitou a Expot&c e os estandes em exposição. Ele ressaltou a importância da Reunião Anual da SBPC mostrar os avanços da ciência brasileira e destacar a importância da produção científica na melhoria do desenvolvimento social e econômico brasileiro.

Foto: Letícia Santana.

Coordenação de Comunicação Social do Confap