Você está aqui: Home » Apresentação

Apresentação

Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo melhor articular os interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa. Criado oficialmente em 2006, o Conselho agrega fundações de 25 estados, mais o Distrito Federal.

O CONFAP e seu parceiro CONSECTI (Conselho Nacional de Secretários para  Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação) propuseram uma nova legislação para CTI (Ciência, tecnologia e Inovação), que foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff em janeiro de 2016. O novo Marco Legal de CTI pode auxiliar a reduzir a burocracia para pesquisadores e facilitar a inovação no Brasil.

Em termos de Cooperação Internacional, os membros do CONFAP participaram de missões ao Reino Unido, China, Rússia, Canadá, Irlanda e Bélgica. Como resultado, o Conselho estabeleceu diversas parcerias com países europeus (iniciando com a França, em 2011) e tem perspectivas de aumentar as ações conjuntas com a Irlanda e o Canadá, por exemplo.

O CONFAP firmou uma importante parceria com o Reino Unido, que resultou no lançamento de diversas chamadas públicas conjuntas entre 2014 e 2016. O CONFAP foi a primeira organização brasileira a operar o Fundo Newton e tem sido publicamente reconhecido por seu sucesso na implementação das chamadas.

O presidente do CONFAP é o professor Sergio Gargioni, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).  A vice-presidente é a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), professora Maria Zaira Turchi.

O CONFAP tem escritório em Brasília, localizado no Setor Hoteleiro Sul, Quadra 6, Edifício Brasil 21, Conjunto “A”, Bloco “E”, Sala 1115 – Asa Sul, CEP 70322-915 Brasília – DF. Fone (61) 3039 9449. Fax (61) 3039 9448.

E-mail: secretaria@confap.org.br

Veja mais

Apresentação CONFAP

Marca Confap em CDR