CNPq divulga vencedores do Prêmio de Fotografia

Uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a 7ª edição do Prêmio de Fotografia – Ciência & Arte , edição 2017, já tem seus trabalhos vencedores conhecidos. O Prêmio recebeu, nesta edição, 430 trabalhos, dos quais 292 foram pré-selecionados, sendo 195 imagens produzidas por câmeras fotográficas e 97 por instrumentos especiais.

Os trabalhos pré-selecionados foram submetidos à comissão julgadora para avaliação, considerando os critérios definidos no regulamento, como impacto visual, inovação, relevância da imagem para a pesquisa, contribuição para a popularização e divulgação científica e tecnológica, e qualidade estética.

Julgamento

A seleção dos vencedores foi realizada no dia 05 de abril de 2018, na sede do CNPq e cada avaliador selecionou até 6 trabalhos de cada categoria para decisão final.

Os vencedores receberão premiação em dinheiro, os valores são: 8 mil, 5 mil e 2 mil para primeiro, segundo e terceiro lugar respectivamente. A premiação acontecerá durante a 70ª Reunião Anual, de 22 a 28 de julho de 2018, no campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió (Alagoas).

A Comissão Julgadora do VII Prêmio de Fotografia – Ciência & Arte, designada pela Portaria CNPq nº 024/2018, foi composta por: Maristela Salvatori, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Presidente da Comissão, Fabio Lopes Olivares, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), ksmail Norberto Xavier, da Universidade de São Paulo (USP); José Afonso Medeiros Souza, da Universidade Federal do Pará (UFPA); Maria Teresa Gomes Lopes, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Reginaldo Constantino, da Universidade de Brasília (UnB); e Robert Weingart Barreto, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

CATEGORIA I

IMAGENS PRODUZIDAS POR CÂMERAS FOTOGRÁFICAS:Ambiente silvestre e antrópico
Nome/Instituição Títulos do (a)
1º Lugar Adriano Oliveira Maciel

Museu Paraense Emílio Goeldi – MPEGEmílio Goeldi – MPEG

Projeto de Pesquisa: ¿Herpetofauna do Parque Estadual do Utinga, Belém, Pará¿
Imagem: ¿Vida escondida¿
2º Lugar Giselle Parno Guimarães

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Projeto de Pesquisa: ¿Projeto Integrativo – Segurança Socioambiental (PI-SSA) – sub-rede Energias Renováveis¿
Imagem: ¿Hora do almoço¿
3º Lugar  Isabela Nicoletti de Moura

Universidade Católica de Brasília (UCB)

Projeto de Pesquisa:  ¿Cerrados do Planalto Central: Estrutura, dinâmica e processos ecológicos – Ecossistemas Aquáticos: Estrutura de comunidades, biomonitoramento,qualidade da água e sedimentos – PELD¿
Imagem: ¿O arquiteto aquático¿

 

 

CATEGORIA II IMAGENS PRODUZIDAS POR INSTRUMENTOS ESPECIAIS (ÓPTICOS, ELETROMAGNÉTICOS, ELETRÔNICOS): Lupa, microscópio, microscópio eletrônico, telescópio, imagem de satélite, raio x, ultrassom, ressonância magnética, endoscópio, colposcópio e PET Scan.
Nome/Instituição Títulos do (a)
1º Lugar Alexis de Sá Ribeiro do Bonfim de Melo

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Projeto de Pesquisa: ¿Identificação e caracterização de novos mediadores do citoesqueleto de actina durante a invasão celular pelas formas amastigotas extracelulares de Trypanosoma cruzi¿
Imagem: ¿Hóspedes do coração¿
2º Lugar  Isabela Hastenreiter Gonçalves de Oliveira

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Projeto de Pesquisa: ¿Composições Farmacêuticas para Uso Veterinário na Profilaxia e Tratamento de Infestações por Ectoparasitas, Contendo Fipronil ¿
Imagem: ¿Micropartículas Poliméricas contendo Fipronil¿
3º Lugar Alice César Fassoni de Andrade

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Projeto de Pesquisa: Mapeamento da dinâmica de sedimentos em suspensão em rios e lagos da Amazônia
Imagem: ¿Águas correm e sedimentos colorem os rios e lagos da Amazônia¿

Fonte: Coordenação de Comunicação do CNPq.