Confap apresenta Ações Marie Skłodowska-Curie durante conferência sobre internacionalização, em Porto Alegre

Confap Faubai

Com o objetivo de promover as Ações Marie Skłodowska-Curie da União Europeia, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), como National Contact Point do Programa, participou nesta semana da Conferência 2017 da Associação Brasileira de Educação Internacional (Brazilian Association for International Education – FAUBAl), realizada em Porto Alegre (RS), entre os dias 08 e 12 de abril. A Conferência discute temas relacionados ao engajamento social e à inovação na questão da internacionalização do Ensino Superior. O Confap foi representado pela assessora para Cooperação Internacional Brasil-Europa, Elisa Natola.

A participação do Confap foi realizada no dia 10 de abril, dentro da programação do Tour of Brazil, coordenado pelo Euraxess Brazil, que apresentou oportunidades de cooperação e mobilidade com a União Europeia às Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras presentes no evento. A sessão trouxe, ainda, o treinamento “How to host Marie Sklodowska Curie research fellows for up to two years”, dentro das Ações Marie Sklodowska-Curie, para uma nova chamada aberta na última terça-feira, dia 11.

A apresentação feita pela assessora do Confap, Elisa Natola, que contém as orientações para o acesso à chamada, pode ser acessada aqui.

No informativo publicado pela Euraxess Brasil também pode ser acessado um artigo escrito pela assessora do Confap, Elisa Natola, sobre “Hot topics – MSCA Individual Fellowships: New opportunities for Brazilian researchers and Brazilian host institutions” (item 2), que pode ser acessado aqui.

Dentro do Tour of Brazil na Conferência FAUBAI 2017 também foi realizada outra sessão com discussões entre representantes de Estados-membro da União Europeia e países associados. A Conferência contou, ainda, com diversas apresentações e debates sobre processos de internacionalização, com parceiros de todo o mundo.

Sobre o Tour of Brazil
O Tour of Brazil é um evento que reúne esforços da Comissão Europeia, seus Estados-membros e países associados, com o objetivo de promover e dar maior visibilidade à pesquisa científica, tecnológica e de inovação realizada na União Europeia e suas possibilidades de cooperação com instituições e organismos brasileiros. O Confap trabalha em conjunto com essas instituições e é oficialmente o National Contact Point das Ações Marie Skłodowska-Curie no Brasil.

Cooperação com Universidades Italianas
Dentro da programação da Conferência FAUBAI, também foi apresentado o acordo de cooperação assinado entre o Confap e as Universidades Italianas, representadas pela Universidade de Bolonha. A apresentação foi realizada nesta quarta-feira, dia 12, pelas representantes da parte italiana, Giovanna Filippini e Romina Kniaz, da Universidade de Bolonha. O acordo contribuirá para ampliar a mobilidade acadêmica entre instituições de pesquisa brasileiras e italianas.

Coordenadoria de Comunicação Social do Confap.