| Em 30/07/2019

Confap assina cooperação com o Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália (Maeci)

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, e o Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália (Maeci) assinaram nesta terça-feira, dia 30 de julho, um Memorando de Entendimento para cooperação em ciência e tecnologia entre os dois países. O documento foi assinado pelo presidente do Confap, Evaldo Ferreira Vilela, e pelo embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, em Brasília (DF).

Também estavam presentes no momento da assinatura a diretora do Departamento de Infraestrutura de Pesquisa e Políticas de Formação e Educação em Ciência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Maria Zaira Turchi, ex-presidente do Confap, que deu início em seu mandato às negociações para a efetivação do acordo, e o chefe da Divisão de Promoção Tecnológica I do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Luis Fernando Corrêa da Silva Machado.

A cooperação prevê a discussão e definição de áreas conjuntas de fomento para cooperação bilateral voltada à pesquisa científica, tecnológica e de inovação. Entre as ações a serem desenvolvidas estão o lançamento de chamadas públicas para fomento a projetos de pesquisa conjuntos entre cientistas dos dois países, mobilidade de pesquisadores e seminários bilaterais.

O prazo para a cooperação é de três anos, com a possibilidade de renovação a cada três anos, de acordo com o interesse dos envolvidos. O Confap já atua em parceria com a Itália desde 2017, quando firmou parceria com as universidades italianas, secretariadas pela Universidade de Bolonha, para mobilidade de pesquisadores brasileiros na Itália, por meio de bolsas de mestrado e doutorado sanduíche, e de pós-doutorado (Mobility Confap Italy – MCI).

A nova cooperação com o Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália (Maeci) faz parte de uma política de fomento à internacionalização desenvolvida pelas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), reunidas no Confap, nos últimos anos, que se soma aos acordos existentes com a União Europeia, a França, a Suíça e o Reino Unido.

Coordenação de Comunicação Social do Confap