| Em 01/10/2018

Confap e CNPq divulgam resultado da chamada ERC – First Round

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgaram nesta segunda-feira, dia 1º de outubro, o resultado da seleção da Chamada Pública ERC – CONFAp CNPq Call 2018 (First Round). No total, foram selecionados 17 pesquisadores PhDs vinculados a instituições brasileiras para integrarem equipes de Pesquisadores Principais com projetos financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa (European Research Council – ERC).

O resultado pode ser acessado aqui.

Foram selecionados pesquisadores dos estados de Alagoas, Ceará, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo. As propostas aprovadas incluem grupos de pesquisa na Suécia, Espanha, Reino Unido, Portugal, Noruega, Bélgica, Itália e Israel. Os projetos aprovados terão início a partir deste semestre. As visitas poderão ser realizadas em um período contínuo ou divididas em visitas curtas. As FAPs e o CNPq apoiarão os projetos aprovados viabilizando as despesas de viagem.

Os pesquisadores brasileiros selecionados devem procurar as respectivas agências de fomento (FAP ou CNPq), conforme o resultado divulgado, para mais informações sobre o apoio e providências necessárias. Para os projetos vinculados ao CNPq, o contato deve ser feito junto à Coordenação Geral de Cooperação Internacional do CNPq por meio do e-mail: horizonte2020.cgcin@cnpq.br.

Sobre a Chamada
A Chamada é lançada por meio do Acordo (Implementing Arrangement) assinado entre a Comissão Europeia e o Confap, em 2016, e inclui o CNPq por meio do Arranjo Administrativo (Administrative Arrangement) assinado entre as instituições, em maio deste ano. Pelo Confap, participaram desta chamada as Fundações dos Estados de Alagoas (Fapeal), Amapá (Fapeap), Amazonas (Fapeam), Bahia (Fapesb), Ceará (Funcap), Distrito Federal (FAPDF), Espírito Santo (Fapes), Goiás (Fapeg), Maranhão (Fapema), Mato Grosso (Fapemat), Mato Grosso do Sul (Fundect), Minas Gerais (Fapemig), Paraíba (Fapesq), Paraná (Fundação Araucária), Pernambuco (Facepe), Piauí (Fapepi), Rio Grande do Sul (Fapergs), Santa Catarina (Fapesc), São Paulo (Fapesp), Sergipe (Fapitec) e Tocantins (Fapt).

Os projetos do ERC que estão abertos a abrigar pesquisadores brasileiros são projetos na fronteira do conhecimento e foram selecionados pela Comissão Europeia e pela Agência Executiva do ERC (ERC Executive Agency – ERCEA).

Second Round
O Confap e o CNPq abriram, no mês de setembro, um ‘Second Round’ desta chamada. Pesquisadores elegíveis, que manifestaram interesse em contatar pesquisadores europeus até 19 de setembro, têm até o dia 10 de outubro para submeter proposta nesta rodada.

O Second Round da chamada pode ser acessado aqui.

Coordenação de Comunicação Social do Confap