| Em 15/05/2019

Confap e Comissão Europeia realizam webinar sobre chamadas para intercâmbio de doutores e pesquisa conjunta

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Comissão Europeia realizam nesta sexta-feira, dia 17 de maio, Webinar, em Português, sobre a Chamada para bolsas individuais Marie Sklodowska Curie (MSCA IF) e a Chamada Confap-CNPq ERC, que seleciona pesquisadores ativos no Brasil para intercâmbios científicos na Europa junto às equipes financiados pelo European Research Council. Além do Confap, participam do Webinar o Euraxess Brazil e o Enrich Brazil.

A chamada da Comissão Europeia para bolsas individuais Marie Sklodowska Curie (MSCA IF) oferece até dois anos de fomento para desenvolver projetos de pesquisa e de formação na Europa. Possibilita ainda a vinda ao Brasil de pesquisadores hoje sediados na Europa, para estadias de até 2 anos integralmente financiadas.

Já a chamada Confap-CNPq seleciona pesquisadores ativos no Brasil para intercâmbios científicos na Europa junto às equipes financiados pelo ERC, em áreas na fronteira do conhecimento. Ambas são abertas aos pesquisadores com doutorado ou equivalente, em todas as areas do conhecimento.

O Webinar tem início às 9 horas (horário de Brasília) e duração de uma hora. As inscrições podem ser feitas pelo link: http://bit.ly/MSCAIFeERCparaBrasileiros

Mais sobre as chamadas:
Marie Skłodowska-Curie Individual Fellowships ( MSCA IF) – Incoming/Outgoing: http://bit.ly/MSCAIF2019. Data limite para submissão de candidaturas: 11 de setembro de 2019.

Chamada Confap-CNPq para estadias curtas junto aos pesquisadores financiados pelo ERC: http://bit.ly/BrazilianstaysERC. Data limite para manifestação de interesse: 29 de maio de 2019

Coordenação de Comunicação Social do Confap, com informações do Euraxess