| Em 31/10/2019

Confap e DAAD assinam Memorando de Entendimento para programa de auxílio a doutorandos

Estão abertas até 2 de dezembro as inscrições para chamada do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), de auxílio a estadias de pesquisa para doutorandos brasileiros com bolsa no País. O edital pode ser acessado no AQUI.

Durante o Fórum Nacional do Confap realizado no último mês de agosto, o Conselho e o DAAD assinaram Memorando de Entendimento (MoU) que vai permitir esse intercâmbio de bolsistas das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa brasileiras em instituições alemãs.

Bolsistas de qualquer uma das 15 FAPs que assinaram o MoU estão aptos a participarem da chamada que selecionará 30 estudantes para desenvolverem suas pesquisas na Alemanha por um período de dois a seis meses. Além da garantia de continuidade da bolsa que já recebem, o acordo assegura aos alunos um aditivo para suas despesas enquanto estiverem fora. Passagens, seguro viagem e hospedagem também serão assegurados.

São requisitos para a participação: ser bolsista de doutorado da Capes ou de uma FAP participante do Programa, em modalidade que permita o afastamento para estudos no exterior por até seis meses sem interrupção de financiamento; estar matriculado regularmente em curso de doutorado em uma universidade brasileira; possuir carta de recomendação do orientador brasileiro; e receber aceite do orientador de instituição alemã.

Os estudantes podem escolher entre universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas na Alemanha para realizarem pesquisas específicas e relevantes para o desenvolvimento da tese de doutorado.

Benefícios

Por parte do DAAD:

  • Auxílio mensal de EUR 650,00*
  • Auxílio para passagem aérea de EUR 1.575,00* (depositado na Alemanha junto com a primeira mensalidade do auxílio)
  • Seguro-saúde

 

Por parte da Capes ou da FAP:

  • Manutenção da bolsa nacional sem alteração do valor e do prazo de duração

 

Faps participantes

  1. FACEPE – Pernambuco
  2. FAPEAL – Alagoas
  3. FAPEAM – Amazonas
  4. FAPEAP – Amapá
  5. FAPEG – Goiás
  6. FAPEMA – Maranhão
  7. FAPEMIG – Minas Gerais
  8. FAPERGS – Rio Grande do Sul
  9. FAPERJ – Rio de Janeiro
  10. FAPERN – Rio Grande do Norte
  11. FAPES – Espírito Santo
  12. FAPESB – Bahia
  13. FAPESC – Santa Catarina
  14. FUNDECT – Mato Grosso do Sul
  15. FAPERO – Rondônia

 

Outras informações

Site: www.daad.org.br

E-mail: auxilio@daad.org.br

Telefone: (21) 2553-3296

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Confap