Confap e União Europeia divulgam documento com chamadas de potencial interesse do Horizonte 2020

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Delegação da União Europeia no Brasil divulgaram um documento com a seleção de Chamadas de possível interesse para o Brasil, para o período 2018-2019, do Horizonte 2020 (Horizon 2020), maior programa de pesquisa e inovação da União Europeia. O objetivo é direcionar os pesquisadores a submeter a proposta de acordo com interesse das instituições, alinhadas às oportunidades oferecidas pelas Guidelines publicadas por cada Fundação para o H2020.

As áreas de Segurança Alimentar & Agricultura, Mudanças Climáticas, Migração, Nanotecnologias, Agricultura, Transportes, entre outros, estão entre os Tópicos das sugestões de Chamadas contidas no documento. Para a participação brasileira é necessário um co-financiamento das Fundações – condições pontuadas por meio das Guidelines ou Diretrizes, publicadas por cada Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPs) em seu respectivo site.

O Horizonte 2020 (Horizon 2020) é o maior programa de pesquisa e inovação da União Europeia e as propostas podem incluir pesquisadores, universidades, empresas e instituições de países de fora do bloco, como o Brasil, em pesquisas conjuntas aplicadas por um parceiro europeu, desde que o consórcio firmado obtenha a aprovação de contrapartida nacional proveniente de uma FAP. As Guidelines constituem, portanto, instrumento necessário para viabilizar a participação de pesquisadores do Estado no programa.

O Horizonte 2020 contribuirá para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. O objetivo é garantir que a Europa produza ciência e tecnologia, elimine as barreiras à inovação e facilite a colaboração entre os setores público e privado na disponibilização de soluções para os grandes desafios na sociedade.

Acesse aqui o documento com a seleção das Chamadas.

Coordenação de Comunicação Social do Confap