| Em 16/08/2019

Confap realiza Fórum Nacional, em São Paulo

Foto: Ismael Braz de Oliveira / Pixabay.

A cidade de São Paulo recebe entre os dias 21 e 23 de agosto a terceira edição de 2019 do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o Fórum deverá reunir presidentes e diretores das 26 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) dos Estados, além de representantes de agências federais de fomento, ministérios e de organismos internacionais, parceiros do Confap na realização de atividades conjuntas no fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

A abertura oficial será realizada no dia 22 de agosto, na sede da Fapesp e contará com autoridades científicas e políticas. Durante a solenidade, deverão ser anunciados novos acordos de cooperação e lançados novos editais. Também será realizada a Conferência “A Visão Estratégica para a área de Ciência, Tecnologia e Inovação até 2022”, pelo secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Julio Francisco Semeguini Neto, e uma apresentação da Fapesp, feita pelo diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo, Carlos Américo Pacheco, e pelo diretor Científico, Carlos Henrique de Brito Cruz. Durante a tarde do mesmo dia, serão realizadas mesas-redondas e palestras sobre inovação, transformação digital e programas e parcerias com as FAPs.

Já no dia 23, a programação será realizada no Hotel Maksoud Plaza, incluindo discussões sobre o Consórcio Nacional em Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Conecti Brasil)e sobre o projeto Confap CRIS. A parte da tarde será reservada para reunião interna das FAPs, incluindo relatos de presidentes e assuntos gerais. Após os trabalhos, os participantes visitarão o InovaBRA Habitat.

Pré-evento sobre Cooperações
No dia 21, como atividade pré-evento, o Confap receberá no Hotel Maksoud Plaza parceiros das agências nacionais e organismos internacionais para alinhar atividades já executadas em parceria com as FAPs. Da parte nacional, estão previstas participações de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Também haverá espaço para a apresentação de parceiros internacionais e delegações de outros países interessadas em cooperação com o Confap, para o fomento à internacionalização da pesquisa feita nos Estados e cooperação com universidades estrangeiras. Devem participar das discussões representantes da Delegação da Comissão da União Europeia no Brasil, Embaixada da Itália, Embaixada do Reino Unido, Conselho Britânico, Fundação Bill e Melinda Gates, Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) e Centro Alemão de Ciência e Inovação em São Paulo.

Inscrições para participação da solenidade de abertura: http://fapesp.br/13067

Mais informações: Informações: (11) 3838-4362 | eventos@fapesp.br

Coordenação de Comunicação Social do Confap.