| Em 24/07/2019

Confap realiza reuniões durante a 71ª Reunião Anual da SBPC

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, tem realizado uma série de atividades e reuniões durante a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O encontro, considerado o maior evento de ciências do Brasil e da América Latina, é realizado durante toda a semana, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande.

Na última terça-feira, dia 23 de julho, representantes de nove Fundações presentes no evento se reuniram na Faculdade de Computação (Facom), onde discutiram aspectos relacionados ao fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação nos Estados, parcerias existentes, casos de sucesso e atividades ligadas ao próximo Fórum Nacional do Confap, que será realizado de 21 a 23 de agosto, em São Paulo.

Participaram da reunião o presidente do Confap, Evaldo Vilela (Fapemig / Minas Gerais); o vice-presidente, Fábio Guedes (Fapeal / Alagoas); e os presidentes das Fundações dos Estados do Maranhão (Fapema), André Santos; Mato Grosso (Fapemat), Adriano Silva; Mato Grosso do Sul (Fundect), Márcio Pereira; Paraíba (Fapesq), Roberto Germano; Rio de Janeiro (Faperj), Jerson Lima; Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot; e as diretoras das Fundações do Espírito Santo (Fapes), Lúcia Araújo; e do Mato Grosso do Sul (Fundect), Edna Scremin-Dias.

Durante a reunião também foi feita apresentação do presidente do Confap, professor Evaldo Vilela, sobre o cenário da inovação em Minas Gerais, fomentado por meio da Fapemig. Ele trouxe exemplos das ações feitas no Estado, na estruturação de laboratórios e parques tecnológicos, por meio da parceria entre a Fundação, Estado, Universidades e indústria e a constribuição desses sistemas para o fomento de diferentes atividades econômicas e regiões de Minas Gerais. Um dos exemplos citados foi a estruturação do CT Nano, de pesquisas voltadas à indústria de cimento em nanotubos, que foi estruturado a partir de laboratório da Universidade Federal de Minas Gerais, por meio da parceria entre a Fapemig, Finep, BNDES, Petrobras e InterCement.

Após a reunião, os presidentes participaram da entrega de livros publicados a partir de pesquisas realizadas no Rio de Janeiro, com apoio da Faperj, feita pelo presidente da Fundação, Jerson Lima, ao reitor da UFMS, Marcelo Turine. No final do dia, os participantes foram recepcionados pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH) em um jantar de confraternização e estreitamento de parcerias.

As atividades do Confap continuam durante toda a semana, sobretudo no atendimento ao público visitante da ExpoT&EC – um pavilhão dedicado à apresentação de atividades desenvolvidas por entidades científicas, no qual o Confap, no conjunto de suas Fundações, mostra parte de suas atividades ligadas ao fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

Coordenação de Comunicação Social do Confap