| Em 21/05/2018

Conselho Superior da Faperj deve indicar novos diretores até o início de julho

Em reunião extraordinária realizada na quinta-feira (17.05), na sede da Faperj, o Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (Sectids) e Presidente interino da Faperj, Gabriell Neves, em conjunto com os titulares e suplentes do Conselho Superior da instituição definiram um cronograma de datas para a composição da lista tríplice que será encaminhada ao Governador pelo Secretário com os nomes dos pesquisadores que poderão ocupar os cargos. Assim, foi definido que até o início de julho os novos diretores Científicos e Tecnológicos já estarão exercendo as funções.

Gabriell Neves, ao dar início à reunião, reafirmou aos conselheiros a impossibilidade legal da prorrogação dos mandatos dos Diretores Científicos e Tecnológicos da Faperj. Para tanto, manifestou seu respeito à Comunidade Científica do Estado do Rio de Janeiro, de forma a tranquilizar à plena manutenção da institucionalidade da Fundação. “Estou aqui como protetor da Faperj. O que sair das diretrizes deste Conselho, eu seguirei. Somente o Conselho Superior da instituição pode indicar nomes para compor a lista tríplice. O Conselho é soberano, o colegiado é soberano, e eu vou respeitar a decisão do Conselho. Cabe ressaltar, que na vacância das duas Diretorias, conforme normas que regem a Faperj, o Presidente e o Diretor Administrativo permanecem garantindo que todos os processos e bolsas tramitem nos termos usuais, não permitindo qualquer tipo de interrupção. O Presidente da Faperj, a Secretaria Administrativa e os Coordenadores de Áreas estão trabalhando para evitar qualquer descontinuidade de processos em andamento.  Tão logo o Conselho Superior delibere em relação à lista tríplice, atuarei no sentido de que a nomeação dos novos diretores aconteçam o mais breve possível”, afirmou o Secretário.

Após entendimento, por unanimidade, foi definido que com base na Instrução Normativa que estabelece regras para a escolha dos mais qualificados para compor a lista tríplice, que o Comitê de Busca (composto por 3 membros Titulares do Conselho Superior), receberá as propostas com os nomes dos candidatos para as Diretorias. “Com sabedoria, consenso, calma e parcimônia os membros vão chegar aos nomes dos pesquisadores mais qualificados para ocupar os cargos”, disse a conselheira Angela Uller.
O presidente do Conselho Superior da Faperj, Jacob Palis Junior, ressaltou que o Rio de Janeiro há muitos anos brilha nas pesquisas dentro e, até mesmo fora do País. “Os nossos pesquisadores têm extrema relevância no contexto social das pesquisas e publicações. Tenho certeza que a comunidade científica irá contribuir muito para alavancarmos mais o fomento às pesquisas”.
Ao encerrar a reunião, Gabriell reiterou que a Faperj não está parada e que ele continuará empenhado em manter o pagamento de todas as bolsas, bem como os trabalhos para restabelecer o pagamento de todos os auxílios devidos. Propôs ainda, que o Conselho estude e defina prioridades, dentro das possibilidades financeiras do governo, para que seja possível estabelecer melhorias junto à Comunidade Científica.
CRONOGRAMA:
 21.05 – Publicação no Diário Oficial da Instrução Normativa da Faperj e abertura  das inscrições para a composição da lista tríplice para os novos cargos de diretores científicos e tecnológicos.
21.05 à 14.04 – Inscrições
15.06 – Reunião do Comitê de Busca da Faperj
28.06 – Reunião com a apresentação das listas tríplices
Fonte: Comunicação Faperj.