| Em 08/10/2019

Divulgado resultado da Chamada sobre microplásticos em oceanos, na cooperação entre Confap e JPI Oceans

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em conjunto com o Joint Programming Initiative Healthy and Productive Seas and Oceans (JPI Oceans), divulgou o resultado da chamada pública voltada para o desenvolvimento de pesquisas sobre o impacto dos microplásticos nos oceanos. No total, foram aprovadas cinco propostas, sendo duas delas com participação brasileira, com fomento das FAPs.

O edital, que envolve 12 países juntamente com o Brasil, pretende aumentar os estudos sobre microplásticos, de forma a monitorar sua distribuição, abundância e efeitos nos sistemas marinhos, bem como formas de reduzir o despejo de plástico no ambiente marinho.

No Brasil, foram aprovadas duas propostas: microplastiX, com foco na saúde dos ecossistemas marinhos e parceria com coordenação de pesquisadores da Suécia – fomento das Fundações de Pernambuco (Facepe) e São Paulo (Fapesp); e i-plastic, sobre a dispersão e impactos de micro e nanoplásticos em oceanos tropicais e temperados com interfaces no oceano aberto, com coordenação de pesquisadores da Espanha – fomento da Funcap (Ceará).

São parceiros na realização da chamada, Bélgica, Brasil, Estônia, França, Alemanha, Islândia, Irlanda, Itália, Malta, Noruega, Portugal, Espanha e Suécia. Participaram da chamada no Brasil as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAP) de Pernambuco (Facepe), Goiás (Fapeg), Santa Catarina (Fapesc), São Paulo (Fapesp), Espírito Santo (Fapes) e Paraíba (Fapesq).

Por meio deste edital, o JPI Oceans busca promover a cooperação europeia e transatlântica quanto ao tema, de forma a contribuir para a Regional Seas Conventions, para a implantação da Declaração de Belém e para as metas do G7, G20 e das Nações Unidas para a redução de poluição de (micro) plástico no oceano.

Acesse a publicação do resultado aqui: http://www.jpi-oceans.eu/news-events/news/jpi-oceans-partners-and-brazil-fund-five-international-joint-projects-cutting-edge

Coordenação de Comunicação Social do Confap