Divulgados projetos contemplados em chamadas conjuntas com o RC-UK

O Research Council do Reino Unido e o CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) divulgaram os projetos selecionados nas chamadas conjuntas de 2015. Elas foram lançadas no âmbito do Fundo Newton, iniciativa do governo britânico que visa promover a pesquisa e a inovação em países emergentes, em parceria com o MRC (Medical Research Council), ESRC (Economic and Social Research Council) e BBSRC (Biotechnology and Biological Sciences Research Council). A lista pode ser consultada neste link.

As chamadas contemplavam as seguintes áreas de pesquisa: Centros Virtuais em Nitrogênio Agrícola;Vivendo em Cidades Saudáveis e Ciência  Social da conexão entre água, alimentos e energia; e Doenças Infecciosas Negligenciadas. Pesquisadores de10 estados que participaram das chamadas por meio de suas FAPs (Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) tiveram projetos selecionados.

UK_Research_Council- rcuk

Sobre a Rede de Ciência e Inovação (SIN) e o Fundo Newton no Brasil

No Brasil, a Rede de Ciência e Inovação (SIN), baseada na Embaixada Britânica em Brasília e no Consulado Geral Britânico em São Paulo, tem a função de oferecer uma visão estratégica da governança dos £45 milhões do Fundo Newton no Brasil. SIN Brasil tem como propósito criar parcerias de ciência e inovação de excelência mundial entre o Reino Unido e o Brasil.

O objetivo do Fundo Newton no Brasil é de fomentar a pesquisa, inovação e capacitação, com o intuito de aumentar o bem-estar social e econômico no país.  Atualmente os projetos de pesquisas financiados pelo o Fundo são das áreas de Doenças Infecciosas Negligenciadas, Cidades Saudáveis, Nexus – Água, Alimentação e Energia, Agricultura Sustentável e Biomas brasileiros.

A equipe do Fundo Newton, dentro do departamento do SIN Brasil, facilita as interações dos implementadores e parceiros britânicos e brasileiros, assegurando um alinhamento estratégico entre os diversos programas criados. É também responsável pelo monitoramento dos resultados e impactos dos programas do Fundo na relação bilateral entre o Brasil e o Reino Unido.

Por: Coordenadoria de Comunicação do CONFAP