FameLab Brasil define finalistas

Onze cientistas disputarão a final brasileira da maior competição de comunicação científica do mundo: o FameLab. Os participantes que se apresentarão ao vivo na final da etapa nacional foram anunciados nesta terça-feira, dia 24 de abril. Foram selecionados quatro bolsistas ligados às Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), sendo três da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e um bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Os outros sete finalistas não são bolsistas.

Conheça os finalistas:

Breno Souza Salgado (Não-bolsista)
Danilo Micali Pereira (Não-bolsista)
Flávia Rachel Moreira Lamarão (Não-bolsista)
Guilherme Defante Telles (Bolsista Fapesp)
João Victor Cabral Costa (Não-bolsista)
Laura Marise de Freitas (Bolsista Fapesp)
Leonardo Parreira Silva Nascimento (Não-bolsista)
Priscilla Andressa de Sousa Silva (Não-bolsista)
Raimundo da Silva Soares Junior (Não-bolsista)
Raquel Caserta Salviatto (Bolsista Fapesp)
Taris Maria Macedo de Santana (Bolsista Fapesb)

A final do FameLab Brasil 2018 será realizada na sexta-feira, dia 27 de abril, às 18 horas, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ). Os finalistas irão se apresentar ao vivo com o desafio de convencer o júri e a plateia de que são os melhores. Cada um terá apenas três minutos para explicar um conceito científico e mostrar sua importância para o público leigo, que também poderá eleger seu candidato favorito por meio da votação popular. Os finalistas serão avaliados pelo critério dos 3Cs: Conteúdo, Clareza e Carisma. O vencedor vai disputar as finais mundiais no Reino Unido, durante o Festival de Ciência de Cheltenham, de 4 a 10 de junho.

Esta é terceira edição do concurso no Brasil. Para concorrer, pesquisadores tiveram que enviar um vídeo de três minutos, sem nenhum recurso tecnológico, com a mesma proposta (explicação de um conceito científico e sua relevância). No total, 119 cientistas de vários estados brasileiros participaram.

O concurso é realizado por meio da parceria do British Council com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Museu do Amanhã.

Mais informações e inscrições: www.famelab.com.br

Coordenação de Comunicação Social do Confap.