Fapeg e British Council abrem edital de Mestrado para Grupos Sub-Representados

Está aberto o prazo para candidatura a Bolsas de Estudos de Mestrado para Grupos Sub-Representados na Ciência no Brasil. O objetivo é promover um programa de mestrado no Reino Unido, fortalecendo a participação de grupos sub-representados, como minorias étnicas e/ou mulheres graduadas/pesquisadoras nas áreas de ciência e inovação no Brasil. Sob a linha de Professional Development & Engagement (PDE) do Fundo Newton, o edital é lançado pelo British Council e tem como parceiro cofinanciador a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

Os interessados podem apresentar candidatura até dia 25 de março de 2018, às 18 horas (horário de Brasília). Devem preencher, em inglês, o formulário online no site do British Council. Apenas uma candidatura por pessoa será considerada. Os (as) candidatos (as) elegíveis são os graduados (as) até dezembro de 2017 em instituições do Estado de Goiás, com planos de continuar seus estudos/carreira acadêmica por meio de um mestrado na área de ciência, inovação e tecnologia. A oportunidade está aberta a candidatos (as) de grupos sub-representados na ciência, com um excelente histórico acadêmico.

A seleção do British Council / Newton Fund será composta por: candidatura on-line, teste de nível de língua inglesa (Oxford Online Placement Test), avaliação de candidaturas e a entrevista individual.

O programa ocorrerá nas seguintes fases:
1. Curso de inglês e preparação para o exame IELTS no Brasil.
2. Curso de inglês de verão (pre-sessional course) no Reino Unido.
3. Mestrado (integral) no Reino Unido, em uma das universidades parceiras do programa.
4. Atividades de disseminação de impacto – os(as) beneficiários(as) deverão desenvolver e participar em ações de disseminação, compartilhando suas conclusões acadêmicas e experiência pessoal no Reino Unido, incluindo ações em cascata e mentoring.

Segundo o cronograma, a avaliação das candidaturas será de 2 a 9 de abril e as entrevistas individuais nos dias 16 e 17 de abril. O anúncio dos resultados está previsto para ser divulgado no dia 20 de abril.

Números
Dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) mostram que dos 12.780 pesquisadores brasileiros que receberam bolsas de pesquisa internacional em 2014, com base na autodeclaração, 64,8% eram brancos, enquanto 3% orientais, 16,4% eram mestiços e 2,4% negros.  Além disso, das bolsas de estudo nacionais concedidas pelo CNPq em 2015, no âmbito da participação das mulheres, 59% foram atribuídas a mulheres brancas e 26, 8% a mulheres negras. Com relação aos homens, 56,3% foram alocadas aos brancos e 24,3% aos negros.

O edital completo você confere aqui.

Mais informações pelo e-mail newton@britishcouncil.org.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Fapeg.

Tags: