| Em 15/04/2019

Fapeg e instituições de pesquisa de Rio Verde sinalizam maior aproximação durante Tecnoshow

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Robson Domingos Vieira, e o chefe de gabinete da Fundação, Vanderlei Cassiano, participaram na segunda-feira, dia 8 de abril, da Tecnoshow Comigo 2019, considerada a maior feira de tecnologia rural do Centro-Oeste. Acompanhando o governador de Goiás, Ronaldo Caiado e demais secretários e autoridades de Estado, o presidente Robson Vieira participou da solenidade de abertura da feira e da instalação da Capital em Rio Verde, transferida a partir da Lei nº 20.425/19, aprovada em março deste ano, em homenagem aos produtores da região e à importância da feira para a economia goiana. O presidente da Fapeg visitou, ainda, os estandes e as instalações de duas instituições que a Fundação mantém parceria consolidada, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e a Universidade de Rio Verde (UniRV).

Foco no interior de Goiás
No estande da UniRV, Robson Vieira conversou com o reitor da instituição, Sebastião Lázaro Pereira, com pró-reitores e pesquisadores, e afirmou que a Fapeg tem interesse em focar no desenvolvimento da pesquisa aplicada e inovação no interior do Estado. Ele ressaltou que também tem o objetivo de estabelecerem juntos – Fapeg e academia, possíveis projetos para atender a indústria local e realizarem visitas às empresas de diferentes setores beneficiando a economia e o desenvolvimento do Estado.

Além das palestras com temas ligados ao clima, questões trabalhistas, manejo de solos, plantas e doenças nas principais culturas, tecnologias como drones e vários temas atuais que interessam ao produtor rural, o estande da UniRV mostra os resultados das pesquisas incentivadas pela Universidade.

Visita ao IF Goiano e Embrapii
No estande do IF Goiano, o presidente da Fapeg conversou com os bolsistas que recebem fomento da Fapeg, além de pesquisadores de outras regiões da instituição como Trindade e Ceres. Posteriormente, visitou laboratórios do IF Goiano e o Polo Embrapii. A Fapeg e o IF Goiano desenvolvem parcerias de longa data.

No setor de inovação, além da formação de recursos humanos qualificados para a ciência, com a disponibilização de bolsas em diferentes níveis, a Fapeg também possui cooperação com o IF Goiano e a Embrapii por meio de convênio para apoio à pesquisa voltada ao desenvolvimento de tecnologia, no Polo Embrapii de Tecnologias Agroindustriais (PETAgro), em Rio Verde (GO).

Para Robson Vieira, a Feira proporcionou a oportunidade de conversar pessoalmente com representantes das instituições e pesquisadores ligados à Fapeg, ouvir suas demandas e estabelecer possíveis parcerias, estreitando as relações entre Fapeg, instituições do interior e empresas de diferentes partes do País.

Tecnoshow Comigo 2019
Em um espaço de 60 hectares, o público encontra novidades em máquinas, veículos e equipamentos agropecuários, insumos e resultados de pesquisas, assim como demonstrações e lançamentos de novas variedades de cultivares. Em 2018, foram mais de R$ 2,5 bilhões em volume de negócios, público de 106 mil pessoas e a participação de 550 expositores de diferentes segmentos.

Até no último dia da Feira, 12 de abril, o governador, os chefes de poderes e secretários despacharam diretamente de Rio Verde. Essa força-tarefa do governo estadual marca o lançamento do “Gabinete em Ação – Onde tem Goiás, tem Governo do Estado”, que tem como objetivo concentrar as ações da gestão estadual em um determinado município.

Fonte: Comunicação Fapeg.