Fapeg ganha parte da área do Colu para construção de sua sede

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) terá uma área total de 1.790,64m², que será desmembrada do Colégio Estadual Pré-Universitário (Colu), no Setor Universitário, para a construção de sua sede. O termo de doação do terreno foi assinado no dia 6 de abril, pelo então governador Marconi Perillo, que autorizou a Secretaria da Educação, Cultura e Esporte (Seduce), a doar parte do imóvel. O anúncio da doação da área foi feito durante a última agenda do governador Marconi Perillo antes de deixar a gestão do Governo do Estado: a solenidade de lançamento da Sala de Cultura Gercina Borges Teixeira, no Palácio das Esmeraldas, na sexta-feira, dia 6 de abril.

“Havia uma necessidade muito grande de ampliar o nosso espaço físico e a doação desta área é um marco para a Fapeg. Precisamos de uma sede apropriada, com espaços necessários e adequados considerando a dinâmica das atividades finalísticas da Fapeg que exigem reuniões regulares dos comitês de especialistas para julgamento das chamadas públicas, reuniões do Conselho Superior, atividades de entrega de fomento, de orientação para pesquisadores e bolsistas. Temos um público diversificado, muito ampliado oriundo das universidades, institutos de pesquisa e setor empresarial. Então, vamos poder acolher melhor esse público goiano para o qual a Fundação tem um papel fundamental de contribuir com o fomento para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação de Goiás”, disse a presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi.

Zaira Turchi ressalta ainda a localização da área, de fácil acesso sobretudo para as universidades e comunidade científica. Ela disse que a nova sede deverá ter uma construção moderna, preparada para receber o seu público-alvo e com uma “ampla infraestrutura de TI que a gente precisa muito, de um suporte robusto, porque os nossos sistemas precisam ter sempre essa segurança de estarem em um espaço adequado”, explicou. Disse ainda que já foram iniciadas as discussões sobre os projetos arquitetônicos com a Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), para posterior viabilização dos recursos financeiros para as obras.

Maria Zaira lembra que, em 2011, quando assumiu a presidência da Fapeg, a Fundação foi instalada no prédio onde funciona até hoje, na Rua Dona Maria Joana (travessa da Avenida 83), no Setor Sul, ocupando a parte superior do local que era o Colégio Militar Vasco dos Reis, dividindo o espaço, por um certo tempo, com a Escola de Governo. Mesmo após a liberação do local por parte da Escola de Governo, o espaço todo tornou-se pequeno para abrigar o crescimento das atividades da Fapeg que foram sendo consolidadas.

“O governador Marconi Perillo e a professora Raquel Teixeira acolheram muito bem nossa solicitação e envidaram todos os esforços para viabilizar a doação dessa importante área para a Fapeg, fato muito comemorado pela comunidade científica”, disse Zaira Turchi.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Fapeg.

Tags: