| Em 11/06/2019

Fapepi e Sesapi tornam públicas as linhas de pesquisas para próximo edital do PPSUS

Em evento realizado durante os dias 21 e 22 de maio, a Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Piauí (Fapepi), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) e com o apoio técnico do Ministério da Saúde – Departamento de Ciência e Tecnologia, definiram as linhas de pesquisas para o Edital 2020 do Programa Pesquisa de Saúde para o SUS – Gestão Compartilha em Saúde (PPSUS/PI).

As linhas de pesquisa foram construídas na Oficina de Prioridades do PPSUS/PI, movimento que envolveu as áreas técnicas da SESAPI, pesquisadores vinculados às instituições de ensino na área da saúde (UFPI e UESPI), técnicos da FAPEPI e do DECIT/MS. As bases para a construção das linhas de pesquisa foram reuniões técnicas ocorridas internamente na SESAPI, das quais participaram gestores e trabalhadores em funções estratégicas do órgão. Durante as reuniões foram levantados os principais problemas e agravos da saúde no âmbito estadual e identificados os indicadores de maior fragilidade dentre aqueles que são objeto de maior atenção e acompanhamento dentro das rotinas de serviço da rede pública estadual de saúde.

Os problemas levantados foram agrupados em cinco grandes eixos temáticos, que foram trabalhados durante a Oficina de Prioridades do PPSUS/PI para se chegar à construção das linhas de pesquisa. Vigilância à Saúde, Atenção à Saúde, Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Doenças e Agravos não-Transmissíveis e Doenças Transmissíveis foram os eixos temáticos priorizados.

Na dinâmica da Oficina, técnicos de cinco áreas específicas fizeram uma breve apresentação dos principais problemas e agravos de cada eixo, destacando, principalmente:

1) porque é importante priorizar essa temática para a pesquisa?

2) quais são as lacunas de conhecimento sobre o tema?

3) o que a área técnica espera que seja explorado nesse estudo e de que forma o resultado das pesquisas podem contribuir para um redirecionamento de ações de enfrentamento por parte da gestão estadual?

Na sequência dos trabalhos os participantes formaram grupos de discussão por eixo temático, compartilharam suas experiências de gestão e de serviço, seus saberes técnicos e acadêmicos.

As linhas de pesquisa ora definidas comporão a chamada pública do PPSUS/PI, com previsão de lançamento do Edital em 2020. O CNPq também é parceiro do PPSUS e atua na orientação dos orçamentos dos projetos de pesquisa e na formalização do convênio entre as instituições executoras.

CONFIRA A LISTA DE LINHAS DE PESQUISA CLICANDO AQUI. 

Fonte: Comunicação Fapepi.