Fapern e SEEC lançam edital do Pibic Jr.

No último dia 19, aconteceu na Escola Estadual Dom Nivaldo Monte, no bairro de Emaús, em Parnamirim, o lançamento do Programa de Iniciação Científica Júniorr (Pibic Jr). O evento contou com a presença de governador Robinson Faria, da secretária de Estado da Educação, Cláudia Santa Rosa, e do diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern), Uilame Umbelino.

Com investimento de meio milhão de reais, o Governo do Estado, por meio de convênio firmado entre a Secretaria de Educação e Cultura (SEEC) e a Fapern, lançou o Pibic Jr, projeto que objetiva estimular o interesse dos jovens nas atividades de pesquisa científica.

O programa vai oferecer a estudantes do ensino médio e de educação profissional da rede estadual, 250 bolsas no valor de R$ 100, cada, e 50 kits ciência (composto por material de laboratório e/ou informática) no valor de R$ 4 mil para cada projeto vinculado à iniciação científica ou tecnológica, conforme prevê o edital.

Para dar as boas-vindas, Robinson parabenizou toda a comunidade escolar e comentou sobre a importância do Pibic Jr. “Inovação é o que a população espera da gestão pública. E quando inovamos na educação investimos no futuro, em jovens que se preparam para um mercado mais competitivo e global. É a educação a ferramenta mais importante de transformação social e o Estado está contribuindo com esse processo. Hoje é mais um dia de conquista”, declarou o chefe do Executivo estadual.

Uilame Umbelino destacou a necessidade de inserir os alunos do ensino médio na seara de pesquisas. “A ciência e a tecnologia são as chaves para o desenvolvimento. Por isso, é fundamental que o início dessas atividades se torne mais precoce. Até uns anos atrás a iniciação cientifica começava somente nas universidades. Agora, tem que começar antes”, afirmou.

Na ocasião, Cláudia Santa Rosa lembrou do desafio de fortalecer a educação. “Esta é uma das 49 escolas de tempo integral que estamos implantando. Até 2016, não tínhamos nenhuma e até o final deste ano teremos mais de 50 por todo o estado. E lançar o Pibic Jr é mais uma ação voltada para o fortalecimento do ensino médio no RN”, disse.

Pibic Jr
Os projetos devem tratar diversas linhas de pesquisa como nanotecnologia, biotecnologia, agronegócio, educação, biotecnologia, infraestrutura urbana, tecnologia de informação, programa espacial, meio ambiente, gestão pública, energias renováveis, têxtil/confecção e turismo. O período de envio das propostas será de 22 de fevereiro à 12 de março.

Mais informações, os interessados devem acessar o site da Fapern (www.fapern.rn.gov.br).

Fonte: Comunicação Fapern.

Tags: