| Em 27/06/2017

Fapesp celebra 20 anos do PIPE

Evento no dia 29 de junho destacará casos de sucesso como o da Xmobots, fabricante de sistemas de aeronaves remotamente pilotadas. Foto: Eduardo Cesar/Revista Pesquisa Fapesp.

A Fapesp realizará, no dia 29 de junho, um evento para celebrar os 20 anos do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE). Lançado em 1997, o PIPE já apoiou 1.788 projetos de 1.100 empresas com pesquisas sendo desenvolvidas no ambiente empresarial.

“É o maior programa de apoio de startups do país, com um impacto transformador na área de inovação tecnológica no Brasil”, destaca José Goldemberg, presidente da Fapesp.

Quando lançou o PIPE, a Fapesp se tornou a primeira agência brasileira de fomento à pesquisa científica a conceder recursos não reembolsáveis diretamente para a pequena empresa fazer pesquisa no ambiente empresarial.

O PIPE tem investido em pesquisas com impactos sociais e econômicos significativos: cadeira de rodas movida por movimentos do rosto para pessoas tetraplégicas; balões para sensoriamento de áreas de fronteiras, monitoramento de segurança e para uso em radiocomunicações; materiais nanoestruturados bactericidas e anticorrosivos integrados em embalagens de alimentos, superfícies de instrumentos odontológicos, fibras de tapete, palmilhas de sapato, de forma a aumentar a vida útil dos alimentos e proteger os consumidores; sistemas de automatização de processos industriais.

Na cerimônia serão lembrados esses e outros casos de sucesso, momentos importantes da história do PIPE e o papel do Programa para o desenvolvimento tecnológico do Estado de São Paulo e do país. Também serão anunciados os 48 projetos de pesquisa selecionados no 4º Ciclo de 2016 do PIPE.

O evento é aberto e terá início às 10 horas. Interessados podem se inscrever em www.fapesp.br/eventos/pipe20anos/registro.

Mais informações: (11) 3838-4362.

Fonte: Agência Fapesp.