| Em 05/02/2019

Fapesp lança primeira chamada de propostas do Sprint em 2019

Pesquisadores podem submeter propostas de colaboração com colegas em 16 instituições no exterior. Foto: University of California – San Diego.

A Fapesp lançou a primeira chamada de propostas de 2019 da modalidade Sprint – São Paulo Researchers in International Collaboration, com recorde de instituições participantes. São 16 instituições, de 11 países.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

A nova chamada estabelece condições para a submissão de propostas de mobilidade entre pesquisadores do Estado de São Paulo e de 16 instituições de ensino e pesquisa no exterior, com as quais a Fapesp mantém acordo de cooperação:

– Consórcio CALDO e Dalhousie University, Canadá
– Cardiff University, Reino Unido
– Carleton University, Canadá
– Concytec, Peru
– Coventry University, Reino Unido
– DAAD, Alemanha
– Delft University of Technology, Holanda
– National Research Foundation (NRF), África do Sul – Texas A&M University, Estados Unidos
– Tianjin University, China
– University of California – San Diego, Estados Unidos
– University of Copenhagen, Dinamarca
– University of Leeds, Reino Unido
– University of Wollongong, Austrália
– Uppsala University, Suécia
– West Virginia University, Estados Unidos

Podem submeter propostas pesquisadores responsáveis por auxílios Fapesp vigentes nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular ou Projeto Temático ou nos programas Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid), Programa de Melhoria do Ensino Público, Programa de Pesquisa em Políticas Públicas e Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (Pite). Pesquisadores principais de Projetos Temáticos, Cepids e Pites vigentes também são elegíveis para a submissão de propostas.

O envio de projetos à Fapesp deverá ser feito exclusivamente via SAGe (www.fapesp.br/sage). O prazo final para envio de propostas é dia 29 de abril de 2019.

A chamada também poderá receber propostas de pesquisadores cujos parceiros sejam vinculados a instituições com as quais a Fapesp não tem acordo vigente ou com acordo vigente, mas que não estejam participando desta edição do Sprint.

A chamada de propostas Sprint 1/2019 está publicada em (www.fapesp.br/sprint/chamada12019).

Fonte: Agência Fapesp.