Fapespa realiza 23° edição da reunião do GEAC

Indicadores positivos apresentam uma modesta melhora nos setores como comércio, indústria, serviços e mercado de trabalho. É isso o que apontam os dados apresentados no dia 29, na XXIII reunião do Grupo Interinstitucional de Análise Conjuntural (GEAC) que aconteceu no auditório da Fapespa. Além disso, a Secretaria de Estado de Transportes (SETRAN) apresentou o aplicativo “Caminhos do Pará”.

De acordo com o presidente da Fapespa, Helder Mello, “o País está em um momento de extrema incerteza e tudo o que a Fapespa faz através da sua área de desenvolvimento de informações, não só para a tendência econômica, mas também voltada para cunhos específicos como trabalho, indústria, comércio exterior, são considerações extremamente importantes, e acho que cada vez mais valorativas em relação ao que precisamos fazer pelo País”, afirma.

Dentre os dados apresentados, o mês de março e abril registraram pontos positivos em quase todos os setores, comércio exterior e varejista, indústria, serviços mercado de trabalho. O mês de Março segue na perspectiva de um ano melhor em relação a 2017. “O comércio vem apresentando crescimento desde o final do ano passado com variação no volume de vendas de 8,5% e na receita nominal variação de 6,4%. e manteve suas taxas bem superiores a 2017 que foi -5,4% em vendas e na receita nominal -3,7%. A indústria que em fevereiro apresentou uma queda pontual de -1%, em março voltou a crescer com 10,1%, registrando o  segundo maior estado em taxa de crescimento. O mercado de trabalho obteve um saldo positivo com 2.773 postos de trabalho. Em síntese, esses indicadores apontam que a economia esperada para 2018 será de recuperação e o mês de março e abril já no sinalizam esse cenário”, disse Geovana Pires, diretora de socioeconomia da Fundação.

Já a inflação para a grande Belém registrou em abril índice de 0,35%. Esse resultado foi superior em 0,06 pontos percentuais ao mês de março (0,29%) e entre os itens que influenciaram nesse acréscimo foram os reajustes de combustível e medicamentos. “Em relação ao grupo de alimentos foi observado deflação de -0,09%  em função da queda dos produtos de cereais, frutas, verduras, peixes e alimentos prontos. O destaque aponta que a inflação paraense acumulada no período de janeiro a abril de 2018, apresentou um índice baixo (1,27%), considerando o histórico dos últimos dez anos”, declarou a diretora de estatística da Fapespa, Glaucia Moreira.

Além disso, o assessor técnico da Setran, Marcos Maciel, apresentou o aplicativo “Caminhos do Pará” que propõe levar ao cidadão todas as atividades do governo no setor viário, proporcionar maior interação entre cidadão e administração pública e maior transparência nas ações da Secretaria, tendo como público alvo o setor logístico, usuários do sistema viário e repartições públicas. Essas informações poderão ser geradas por órgãos como: SETRAN, DETRAN, PRE, ARCOM, CPH, DNIT E PRF. “Fizemos a entrega oficial no dia 04 de maio de 2018 e até o aplicativo ainda está disponível somente na versão IOS. A versão para android ainda está em desenvolvimento. Desde o lançamento oficial já registramos cerca de 300 downloads em média e 1.500 por dia em relação à questão de informação”, concluiu.

Fonte: Comunicação Fapespa.

Tags: