| Em 22/04/2019

Inscrições abertas para Edital Procase da Fapesq, de bolsas para jovens do campo

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido – SEAFDS em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – Fapesq, através do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú – Procase, tornam público o Edital para concessão de bolsas para jovens rurais, visando criar oportunidades de trabalho e de renda, disseminar conhecimentos e práticas sobre sustentabilidade do desenvolvimento do meio rural no semiárido paraibano. O Programa conta com recursos totais oriundos do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola- FIDA da ordem de R$ 600 mil.

O edital tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os atuais níveis de pobreza rural e fortalecendo as ações de prevenção e mitigação da desertificação na área de abrangência do Procase, por meio de concessão de bolsas no valor de R$ 440 (mensais) para jovens do campo, visando criar oportunidades de trabalho e de renda, disseminar conhecimentos e práticas sobre sustentabilidade do desenvolvimento do meio rural no semiárido paraibano, abordando conteúdos sobre gerenciamento de recursos ambientais, gestão pública, criação de oportunidades e gestão de negócios em áreas rurais para estudantes inseridos nos territórios de intervenção do Procase. A bolsa terá vigência de seis meses, a partir da assinatura do Termo de Outorga.

As inscrições se estenderão até o dia 12 de maio. O resultado final está previsto para sair no dia 24 de maio de 2019. Serão concedidas 225 bolsas, para estudante com idade entre 16 a 29 anos, sendo 169 para Agente de Desenvolvimento Local I (ADL 1), para estudantes com idade entre 16 a 29 anos, que estejam cursando o ensino médio ou curso profissionalizante em instituição pública; e 56 para Agente de Desenvolvimento Local II (ADL 2), para estudante que esteja cursando graduação seja de bacharelado, licenciatura e/ou curso tecnológico em instituição pública. Não havendo inscrição de estudantes ADL2, automaticamente a vaga será destinada à modalidade ADL1 . O candidato deve residir em um dos municípios da área de atuação do Procase, conforme seguinte relação :

– Cariri Ocidental – Amparo, Assunção, Camalaú, Congo, Coxixola, Ouro Velho, Parari, Livramento, Monteiro, Prata, São João do Tigre, São José dos Cordeiros, São Sebastião do Umbuzeiro, Serra Branca, Sumé, Taperoá e Zabelê.
– Cariri Oriental – Alcantil, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Boqueirão, Boa Vista, Cabaceiras, Gurjão, Caraúbas, Caturité, Riacho de Santo Antonio, São Domingos do Cariri, Santo André, São João do Cariri e Soledade.
– Curimataú – Algodão de Jandaíra, Arara, Baraúna, Barra de Santa Rosa, Cuité, Damião, Frei Martinho, Nova Floresta, Nova Palmeira, Picuí, Remígio e Sossego.
– Seridó – Cubati, Juazeirinho, Olivedos, Pedra Lavrada, Pocinhos, Seridó e Tenório.
– Médio Sertão – Junco do Seridó, Salgadinho, Santa Luzia, São José do Sabugi, São Mamede e Várzea.

As inscrições devem ser feitas no formulário eletrônico disponível no portal http://fapesq.rpp.br/.

Acesse o Edital.
Acesse o Formulário de Inscrição.

Fonte: Ascom Fapesq.