| Em 26/04/2019

Lançado o edital do Programa de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Regional (PDCTR) com oferta de bolsas pós-doc

Foi lançado o Edital 04/2019 Programa de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Regional – PDCTR. Esse edital acontecerá em três rodadas anuais com oferta de quantitativo de bolsas específico a cada ano (20 em 2019, 16 em 2020 e 10 em 2021) com início das implantações das bolsas da primeira rodada para outubro de 2019.

Podem concorrer pesquisadores doutores nas vertentes interiorização (que obtiveram título de doutor em qualquer IES do país ou exterior, inclusive de Pernambuco) e regionalização (exclusivo para quem obteve titulação de doutor nas regiões Sul, Sudeste – exceto ES, Distrito Federal e exterior).

Neste edital haverá pontuações extras para os critérios considerados prioritários pelo governo do estado de Pernambuco: interiorização e engenharias. Para ambos serão acrescidos 0,5 na nota final obtida na avaliação. Para engenharias, além da pontuação extra será destinado um quantitativo de bolsas de até 30% maior que sua participação na demanda global.

As submissões para a primeira rodada terminarão em 14 de junho/2019.

Cada candidato receberá, além da bolsa do CNPq, um Auxílio ao Projeto de Pesquisa – APQ – no valor de até R$ 36 mil e uma bolsa complementar paga pela FACEPE no valor de R$ 900. Ainda é possível pleitear uma terceira bolsa de complementação paga por uma instituição parceira caso o projeto de pesquisa tenha aderência a um dos temas de interesse.

A avaliação é feita em três etapas: enquadramento, avaliação da FACEPE e avaliação CNPq. Caso tenha postulado complementação de terceiros, outra etapa é acrescentada para a terceira bolsa – somente as aprovadas nas fases anteriores serão encaminhadas.

As solicitações deverão ser feitas exclusivamente através do sistema AgilFAP (http://agil.facepe.br) na modalidade de Auxílio a Projeto de Pesquisa – APQ – através da apresentação de projeto de pesquisa.

Para acessar o edital, clique aqui

Fonte: Comunicação Facepe.