Você está aqui: Home » Brasil » Missão Suécia

Missão Suécia

Período:13 a 17 de fevereiro de 2017

Participantes:
Sergio Luiz Gargioni (Presidente do CONFAP e da FAPESC)
Maria Zaira Turchi (Vice-Presidente do CONFAP e Presidente da FAPEG)

Finalidade:
Com o intuito de estreitar a cooperação Brasil-Suécia em ciência, tecnologia e inovação, o CONFAP, representado pelo seu presidente, Sergio Gargioni, e sua vice-presidente, Maria Zaira Turchi, participou da delegação brasileira organizada pelo MCTIC (Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações). Liderada pelo Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC, Alvaro Prata, a delegação foi também composta por Marcos Cintra, presidente da Finep, Lelio Fellows Filho, coordenador geral de cooperação internacional do CNPq, Geraldo Nunes Sobrinho, diretor de programas de bolsas da Capes, Mauro Rabelo, diretor da Secretaria de Ensino Superior do MEC, Francisco Gaetani, presidente da Enap, e de dez universidades (UFPE, UFSC, UFES, UFG, UFRJ, UFRGS, UFSM, UFU, Unifei e USP).

Resumo:
A agenda começou no dia 13 na residência do Embaixador do Brasil em Estocolmo, Marcos Vinicius Pinta Gama. Também foi realizado um encontro com agências suecas, tais como: SRC (Conselho Sueco de Pesquisa), Formas (Conselho Sueco de Pesquisa para Meio Ambiente, Ciências Agrárias e Planejamento Territorial), STINT (Fundação Sueca para Cooperação Internacional em Pesquisa e Ensino Superior) e Vinnova (Agência Sueca para Inovação).

No dia 14, a delegação participou do Fórum Sueco de Colaboração Acadêmica (SACF), a fim de discutir o futuro das colaborações internacionais entre seis prestigiadas Universidades suecas – Universidade de Tecnologia de Chalmers, KTH – Instituto Real de Tecnologia, Universidade de Linköping, Universidade de Lund, Universidade de Estocolmo e Universidade de Uppsala – e cinco países: Brasil, China, Cingapura, República da Coreia e Indonésia. Esse foi o encontro final, em que foram apresentados resultados alcançados nos últimos dois anos de ações conjuntas no âmbito do ensino superior e pesquisa. Cada país já havia sediado seminários entre 2014 e 2017; o seminário brasileiro foi realizado em maio de 2016, em Brasília. Grupos de trabalho foram realizados, com o intuito de delinear os próximos passos de cooperação. Mais informações podem ser acessadas no site: http://sacf.se/

No dia 15, a Universidade de Linköping (LiU) sediou um workshop sobre a colaboração entre academia e indústrias da Suécia e do Brasil, cujas apresentações poderão ser encontradas nos links no final do documento. Destacou-se o forte engajamento da tríplice hélice (setores governamental, acadêmico e empresarial) nos projetos desenvolvidos na LiU. Em seguida, parte do grupo esteve no hospital universitário para conhecer o Centro de Visualização de Imagens Médicas. Também foi visitada SAAB, empresa aeronáutica sueca que desenvolve o projeto do GRIPEN, parceria bilateral Brasil-Suécia que visa ao desenvolvimento e à produção de aviões caça, bem como à transferência de tecnologia. Novos encaminhamentos do projeto e possibilidades de cooperação também foram discutidos.

No dia 16, os representantes do CONFAP estiveram com responsáveis pelo projeto mobilidade inteligente e design de produtos do KTH – Instituto Real de Tecnologia (sigla sueca para “Kungliga Tekniska Högskolan”), destacando-se a robustez do projeto (aproximadamente € 20 milhões em sete anos), interdisciplinaridade e elevado número de pesquisadores e alunos engajados. O KTH é uma universidade técnica situada em Estocolmo, Suécia, onde tem quatro campi, sendo a maior instituição de ensino superior em tecnologia da Escandinávia.

No dia 17, realizaram-se avaliações finais da missão na Embaixada e na Câmara Empresarial Brasil-Suécia. Como desdobramento dessa missão, inicia-se o processo de elaboração de um Acordo de Cooperação que abarque as agências suecas e brasileiras envolvidas na missão, com o intuito de solidificar a cooperação científica e tecnológica e otimizar o lançamento de futuros editais conjuntos.

Apresentações:

Clique aqui para acessar a Galeria de Fotos!