Museu do Amanhã recebe final do FameLab Brasil 2018 no próximo dia 27

Que tal ver de perto as próximas estrelas da comunicação científica brasileira? Basta se inscrever para assistir à final do FameLab Brasil 2018, que acontece no dia 27 de abril, às 18 horas, no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro. Organizado pelo British Council, o FameLab é a maior competição de comunicação científica do mundo e ocorre em 32 países. Os anfitriões desta noite serão Iberê Thenório e Mari Fulfaro, do canal do YouTube Manual do Mundo. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site www.famelab.com.br.

Irão concorrer dez pesquisadores brasileiros, selecionados entre mais de uma centena de inscritos. Eles irão se apresentar ao vivo com o desafio de convencer o júri e a plateia de que são os melhores. Cada um terá apenas três minutos para explicar um conceito científico e mostrar sua importância para o público leigo, que também poderá eleger seu candidato favorito por meio da votação popular. Os finalistas serão avaliados pelo critério dos 3Cs: Conteúdo, Clareza e Carisma.

Esta é terceira edição do concurso no Brasil. Para concorrer, pesquisadores tiveram que enviar um vídeo de três minutos, sem nenhum recurso tecnológico, com a mesma proposta (explicação de um conceito científico e sua relevância). No total, 119 cientistas de vários estados brasileiros participaram. Trinta foram selecionados para a semifinal no Rio, no dia 24 de abril, dos quais dez sairão finalistas. Todos serão treinados por uma especialista britânica em comunicação científica. O vencedor vai disputar as finais mundiais no Reino Unido, durante o Festival de Ciência de Cheltenham, de 4 a 10 de junho.

Uma pesquisa de 2015 do Centro de Gestão em Estudos Estratégicos (CCGE) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) mostra que o brasileiro gosta de ciência, mas sabe pouco sobre ela. Por outro lado, há um consenso de que boa parte dos cientistas tem dificuldade de explicar a importância da sua pesquisa para o público leigo. Iniciativas como a do Famelab procuram mudar esta situação, identificando e treinando jovens cientistas para se comunicarem de forma clara e efetiva para o público geral e mídia.

No Brasil, o FameLab conta com a parceria do Museu do Amanhã, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Serviço:
Final nacional – Famelab Brasil 2018
Data: sexta-feira, 27 de abril de 2018
Horário: a partir das 18h
Local: Museu do Amanhã (Praça Mauá, 1 – Centro – Rio de Janeiro)
Evento gratuito, mas as vagas são limitadas.
Mais informações e inscrições: www.famelab.com.br

Fonte: British Council.