| Em 20/04/2018

Museu do Amanhã recebe final do FameLab Brasil 2018 no próximo dia 27

Que tal ver de perto as próximas estrelas da comunicação científica brasileira? Basta se inscrever para assistir à final do FameLab Brasil 2018, que acontece no dia 27 de abril, às 18 horas, no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro. Organizado pelo British Council, o FameLab é a maior competição de comunicação científica do mundo e ocorre em 32 países. Os anfitriões desta noite serão Iberê Thenório e Mari Fulfaro, do canal do YouTube Manual do Mundo. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site www.famelab.com.br.

Irão concorrer dez pesquisadores brasileiros, selecionados entre mais de uma centena de inscritos. Eles irão se apresentar ao vivo com o desafio de convencer o júri e a plateia de que são os melhores. Cada um terá apenas três minutos para explicar um conceito científico e mostrar sua importância para o público leigo, que também poderá eleger seu candidato favorito por meio da votação popular. Os finalistas serão avaliados pelo critério dos 3Cs: Conteúdo, Clareza e Carisma.

Esta é terceira edição do concurso no Brasil. Para concorrer, pesquisadores tiveram que enviar um vídeo de três minutos, sem nenhum recurso tecnológico, com a mesma proposta (explicação de um conceito científico e sua relevância). No total, 119 cientistas de vários estados brasileiros participaram. Trinta foram selecionados para a semifinal no Rio, no dia 24 de abril, dos quais dez sairão finalistas. Todos serão treinados por uma especialista britânica em comunicação científica. O vencedor vai disputar as finais mundiais no Reino Unido, durante o Festival de Ciência de Cheltenham, de 4 a 10 de junho.

Uma pesquisa de 2015 do Centro de Gestão em Estudos Estratégicos (CCGE) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) mostra que o brasileiro gosta de ciência, mas sabe pouco sobre ela. Por outro lado, há um consenso de que boa parte dos cientistas tem dificuldade de explicar a importância da sua pesquisa para o público leigo. Iniciativas como a do Famelab procuram mudar esta situação, identificando e treinando jovens cientistas para se comunicarem de forma clara e efetiva para o público geral e mídia.

No Brasil, o FameLab conta com a parceria do Museu do Amanhã, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Serviço:
Final nacional – Famelab Brasil 2018
Data: sexta-feira, 27 de abril de 2018
Horário: a partir das 18h
Local: Museu do Amanhã (Praça Mauá, 1 – Centro – Rio de Janeiro)
Evento gratuito, mas as vagas são limitadas.
Mais informações e inscrições: www.famelab.com.br

Fonte: British Council.