| Em 03/09/2018

Nota de Pesar – Museu Nacional

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), no conjunto de suas 26 Fundações, vem a público manifestar seu pesar pelo incêndio que atingiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, neste domingo, 02 de setembro de 2018 – desastre que destruiu parte importante e irreparável da história e da ciência brasileira e mundial abrigada em suas dependências.

O Museu Nacional mantinha um dos acervos mais importantes do mundo, sendo reconhecido internacionalmente pela riqueza de suas coleções e pela excelência das pesquisas científicas desenvolvidas em suas instalações, muitas delas relacionadas ao seu acervo. Além do material físico, foram destruídos séculos de conhecimento organizado, perdido para sempre por descuido do poder público e falta de investimentos adequados para manutenção e preservação desse patrimônio brasileiro.

O CONFAP se solidariza com toda a comunidade científica brasileira, em especial com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que administra o Museu mesmo com restrições de orçamento. Essa tragédia atinge toda a população brasileira, que perde parte de sua história e de seu saber científico.

O CONFAP reitera a necessidade de uma política de investimentos permanente por parte do Estado brasileiro que priorize a educação, a cultura e a ciência – pilares estratégicos para o desenvolvimento pleno de uma sociedade.

Maria Zaira Turchi
Presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – CONFAP