Pautas internas marcam segundo dia de reuniões do Fórum do Confap, em Teresina

O segundo e último dia do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em Teresina (PI), no dia 08 de junho, foi marcado pela apresentação de parceiros e discussões internas. As discussões foram realizadas na sede da Embrapa Meio-Norte.

Foi realizada uma apresentação sobre o desafio da ciência, tecnologia e inovação brasileira pelo reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), José de Arimatéia Lopes, que também é vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes). Em seguida, apresentação sobre o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), pelo economista da instituição Lautemyr Canel . O chefe-geral da Embrapa Meio-Norte Luiz Fernando Carvalho Leite agradeceu, por fim, a presença do Confap em sua instituição e pelo apoio das Fundações ao desenvolvimento da pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

Discussões internas
A reunião no Fórum seguiu com apresentações de oportunidades de cooperação e de lançamento de editais envolvendo as FAPs e parceiros. Também foram apresentados novos editais a serem realizados com parceiros internacionais, como o Reino Unido e a Comissão Europeia.

Ao final da manhã, os participantes puderam conhecer a estrutura de laboratórios montada na Embrapa Meio-Norte, que trabalha especialmente a pesquisa voltada à cultura do feijão-caupi e à criação de abelhas.

O próximo Fórum do Confap será realizado no mês de agosto, em Vitória (ES).

Coordenação de Comunicação Social do Confap