| Em 10/06/2020

Pesquisadores têm até 30.06 para submeter propostas na Chamada Fapesp/Fapeam

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), recebe até 30 de junho propostas de pesquisadores do Amazonas interessados em participar da Chamada Pública Fapesp/Fapeam Nº 01/2020,  que financiará projetos colaborativos em temas relacionados ao meio ambiente, desenvolvimento e economia,  Amazonas e suas fronteiras.

A chamada visa estimular a colaboração em pesquisa entre pesquisadores  do Amazonas e de São Paulo, financiando projetos colaborativos, com 24 meses de duração, que contribuam para o avanço do conhecimento científico e tecnológico nos respectivos estados.

Para apoiar  pesquisadores do Amazonas, a Fapeam conta com investimento na ordem de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais). A Fapesp fará o aporte necessário para acomodar o número de propostas possíveis dentro do orçamento da Fapeam, permitindo um valor máximo de até R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) por proposta (incluindo Reservas Técnicas, Benefícios Complementares e possíveis bolsas). A previsão da divulgação do resultado é  30 de outubro.

Áreas Temáticas

Nesta Chamada a Fapeam e a Fapesp receberão propostas que abranjam conhecimentos avançados nas temáticas e subáreas indicadas abaixo:

-Meio Ambiente: Controle e Monitoramento preventivo de queimadas; Recuperação de áreas degradadas; Gestão de áreas de conservação.

-Amazonas e suas fronteiras: Segurança Alimentar; Segurança Pública; Alternativas de Trabalho e Renda.

-Desenvolvimento e Economia: Cadeias produtivas regionais; Potencial bioeconômico complementar ao Polo Industrial de Manaus: Zona Franca Verde; Novos materiais oriundos da biodiversidade local com potencial substitutivo de materiais sintéticos em uso no Polo Industrial de Manaus.

Submissão de Propostas

Cada proposta  deve ser  composta por único  projeto de pesquisa com  dois pesquisadores responsáveis, sendo um do estado do Amazonas e outro do estado de São Paulo, ambos devem estar vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa de seus estados. Os requisitos e critérios para participar estão especificados na chamada (Clique Aqui).

Vale destacar que cada proposta deve ser submetida as duas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), sendo submetida à Fapesp pelo Pesquisador Responsável no Estado de São Paulo e à Fapeam pelo Pesquisador Responsável no Amazonas. Somente propostas submetidas a ambas as FAPs serão analisadas. Na Fapeam as propostas devem ser submetidas exclusivamente pelo Sigfapeam, disponivel no site www.fapeam.am.gov.br. Na Fapesp a submissão de propostas deve ser feita exclusivamente por meio do sistema SAGe (fapesp.br/sage).

 

Fonte: FAPEAM (Texto: Helen de Mello)

 

> Siga o Confap nas Redes Sociais:    FACEBOOK   /   LINKEDIN   /   TWITTER    /    INSTAGRAM