Prazo para submissão de propostas ao Researcher Links e Researcher Connect termina em junho

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, e o British Council, no contexto do Fundo Newton, estão com duas oportunidades abertas a pesquisadores: Researcher Links e Researcher Connect. Os prazos para envio de propostas para as duas chamadas seguem até junho.

Researcher Links: envio de propostas até 11 de junho

A Chamada 2018/2019, do programa Researcher Links, tem o objetivo de apoiar a realização de workshops científicos que sirvam como plataformas para a colaboração entre cientistas brasileiros e britânicos. Os workshops serão realizados em inglês e coordenados por pesquisadores seniores de reconhecida competência nos seus campos de atividades.

A proposta deve trazer um benefício social para o Brasil, ou seja, demonstrar impacto direto ou indireto em populações vulneráveis ou de baixa renda. Todos os projetos financiados pelo Newton Fund seguem os critérios da OECD para investimento tipo ODA (sigla em inglês para Assistência Internacional para o Desenvolvimento). O valor disponível para o financiamento de cada workshop é de até cinquenta mil libras esterlinas e os workshops selecionados deverão ser realizados entre 1º de fevereiro de 2019 e 31 de janeiro de 2020.

A chamada permanecerá aberta até as 16 horas (4:00 pm) horário de Londres do dia 8 de junho de 2018. As propostas devem ser submetidas conjuntamente por dois pesquisadores, um brasileiro dos estados participantes e um britânico. Os proponentes devem ser pesquisadores seniores, ou seja, que consigam demonstrar a relevância de seu trabalho em seu campo de conhecimento. Serão consideradas evidências de relevância: títulos, publicações, colaborações internacionais, orientação e/ou supervisão. O proponente no Brasil deve estar filiado a uma universidade ou instituição/centros de pesquisa, públicos ou privados sem fins lucrativos, nos estados mencionados anteriormente.

Dúvidas ou informações podem ser solicitadas pelo e-mail: newton@international.ac.uk

Acesse aqui o edital completo.

Researcher Connect: envio de propostas até 3 de junho

Já a chamada Researcher Connect tem por finalidade selecionar instituições de Ensino Superior nos Estados participantes para sediar uma série de cursos presenciais visando ao desenvolvimento de habilidades em comunicação científica para pesquisadores. Os cursos deverão ser realizados em inglês, entre 6 de agosto de 2018 e 15 de março de 2019. Cada instituição poderá ser contemplada com um único curso por ano.

O envio das propostas por meio da plataforma do British Counciltermina às 23h59 (horário de Brasília) do dia 3 de junho. Cada FAP disponibilizará o valor entre R$ 10 mil e R$ 12,5 mil por curso, com igual contrapartida pelo British Council/Fundo Newton. Os itens específicos quanto ao aporte de recursos estão disponibilizados na Chamada Pública.

Cada candidato, representando sua instituição, deve submeter uma proposta para que esta sedie um curso que treinará no mínimo 20 pesquisadores de qualquer disciplina ou área multidisciplinar. O processo de seleção focará no desenvolvimento de habilidades em comunicação em áreas relevantes ao desenvolvimento econômico e social incluindo Ciências Naturais, Ciências Sociais, Artes e Humanidades.

São elegíveis professores representantes de Pró-Reitorias de Pesquisa, Pró-Reitorias de Pós-Graduação, Departamentos ou programas de Pós-Graduação de uma instituição de pesquisa ou de ensino superior nos Estados participantes, convidados a se candidatar por meio do formulário de inscrição descrito no Item 4. O(a) candidato(a) será endereçado como “coordenador de curso”.

Dúvidas ou informações podem ser solicitadas pelo e-mail newton@britishcouncil.org.br.

Acesse aqui o edital completo.

Coordenação de Comunicação Social do Confap, com informações do British Council (atualizado em 08 de junho de 2018).