Você está aqui: Home » Presidente da FAPERJ

Presidente da FAPERJ

Ricardo Vieiralves de Castro
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro

Reitor da Uerj por dois mandatos, de 2008 a 2015, Vieiralves é formado em Psicologia pela Uerj. Após passar o mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), obteve, em 1998, o título de doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor associado da Uerj, na graduação e na pós-graduação, e coordenador do Laboratório de Estudos Contemporâneos da Uerj – Labore. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos Grupais e de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, memória social, psicologia social, religião e política.
De 2003 a 2007, foi diretor do Museu da República – Palácio do Catete, durante a gestão de Gilberto Gil à frente do Ministério da Cultura. Antes, em 2002, esteve à frente das secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia e de Energia, Indústria Naval e Petróleo. Na primeira, já havia ocupado o cargo de subsecretário de 1999 e 2000. No Ministério da Educação (MEC), foi membro da Comissão Nacional de Extensão de 1993 a 1995. Na primeira metade dos anos 1990, foi coordenador nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras.
De 2015 a 2017, Vieiralves ocupou também cargo de membro do Conselho Superior da Faperj, como um dos três representantes das universidades estaduais naquele colegiado.