| Em 27/12/2018

Presidente da Fapespa apresenta aos servidores da Fundação o Relatório de Gestão 2018

O presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), Helder Mello, entregou na manhã desta quarta-feira, 19, na sala da presidência, algumas cópias do Relatório de Gestão Fapespa 2018. O público presente representava os servidores da Fapespa, bem como as áreas jurídicas e de controle interno da Fundação.

Para o presidente, “a responsabilidade da gestão é, além, de prestar contas, no que diz respeito principalmente ao uso do recurso público e as condições necessárias que vieram de alguma forma originar despesas, mas principalmente uma demonstração de resultados que pelas diversas áreas possam estar materializadas de uma forma didática, servindo como instrumento de prestação de contas, de consulta. Esse processo já é feito de forma pública, como fizemos na entrega para o Tribunal de Contas do Estado, na presença da presidente, Dra. Lourdes Lima, como também ao Ministério Público Estadual, e demais órgãos que compõem a estrutura de governo”, afirmou.

Ainda de acordo com o presidente, “outro ponto importante é fazer em setores estratégicos dentro da Fundação o mesmo ato para que os servidores tenham conhecimento desse material. Esse ato administrativo deve servir tambem de parâmetro de prestação de contas com os próprios servidores até porque eles são contribuidores dos resultados que se encontram nesse relatório”, continuou.

A Procuradora Autárquica e Fundacional do Estado do Pará, Thaís Cardoso Profeti, participou do momento e ressaltou a importância do ato. “É um instrumento importante para se garantir a efetivação do principio da transparência e da boa governança que deve reger a administração pública e é de suma importância que essa ferramenta seja disponibilizada, não só fisicamente, mas por meio digital na nossa plataforma, para que a sociedade, para que o servidor, para que qualquer interessado tenha acesso. Nós estamos em um final de gestão e esse com certeza será um instrumento para garantir a continuidade da realização das ações e assim, fazer uma transição tranquila e eficiente no serviço público”, disse.

Quem compartilha da mesma opinião é o técnico em administração e finanças e presidente da comissão do Compliance da Fundação, Euclides Neto. “Ter acesso a este documento é promover a transparência, munir os servidores e a sociedade em geral com informações a cerca do período datado no relatório”, declarou.

“Considero que a apresentação do Relatório de Gestão 2018 da Fapespa aos servidores, além de ser um ato de transparência da administração pública, também é uma reconhecimento de que todos os servidores são importantes, ou melhor, essenciais à concretização dos objetivos da Fundação, em especial, o desenvolvimento das políticas públicas de fomento e execução de pesquisas. Nesse sentido, cada um de nós pode compreender e se apropriar do significado de suas atividades diárias”, concluiu a coordenadora de Gestão de Pessoas da Fapespa, Ana Bentes.

Fonte: Comunicação Fapespa.