| Em 07/12/2018

Presidente da Fapesq é anunciado para a Secretaria Executiva de C&T da Paraíba

O governador recém-eleito do estado da Paraíba, João Azevedo, confirmou na manhã deste dia 07, o nome do professor Claudio Benedito Silva Furtado, atual presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), para a Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia do Estado. Claudio Furtado assumiu a Fapesq em janeiro de 2011. São quase oito anos de ações, novas parcerias e novos projetos que projetaram a Fapesq em nível nacional e trouxeram para a Paraíba novos investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação.

Claudio Furtado possui graduação, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor da Universidade Federal da Paraíba. Sua atuação na área de Física tem ênfase nas áreas da Relatividade e Gravitação, Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: defeitos topológicos, fases geométricas, computação quântica, fundamentos de mecânica quântica, variáveis de loop, modelos análogos gravitacionais na matéria condensada, propriedades eletrônicas do grafeno, Isolantes Topológicos e aplicações de teoria de campos em espaços curvos à matéria condensada. Temas esses onde vem publicando artigos e orientando teses e dissertações.

Em gestão de C,T&I, foi Chefe do Departamento de Física e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPB. Em janeiro de 2011 assumiu a Presidência da Fapesq, onde permanece até o presente momento. Em março de 2017 foi eleito vice-presidente do Confap.

Claudio Furtado ressaltou que vai ser uma gestão com uma nova visão de integração da Ciência e Tecnologia com a Secretaria de Educação, e com a Educação Superior, por meio da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que vão estar vinculadas à pasta. A UEPB passa a ter um papel fundamental no desenvolvimento do Estado da Paraiba, nessa nova estrutura que vai juntar a Educação Superior à Ciência e Tecnologia, frisou.

“Vamos trabalhar em conjunto pelo desenvolvimento do Estado”, destacou. “Temos uma base instalada no Estado, de universidades importantes, como a UEPB, e temos que fazer que isso se reverta em frutos para a Paraíba. Essa parceria com a Educação vai ser muito importante”, afirmou.

Fonte: Ascom Fapesq.