Presidente do Confap participa de atividades no Maranhão

A presidente do Confap, Maria Zaira Turchi e o presidente da Fapema, Alex Oliveira (ao centro) e as diretoras da Fapema, Silvane Nascimento e Mariza Mendes.

A presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Maria Zaira Turchi, esteve nesta sexta-feira, dia 29 de setembro, em São Luís (MA), para participar do First MCAA Brazil-Europe Workshop (Breuw): Building a sustainable future based on cooperative science, technology and education (Primeiro MCAA Workshop entre Brasil e Europa: construindo um futuro sustentável baseado na ciência cooperativa, tecnologia e educação). O evento tem como objetivo apoiar o processo de internacionalização dos institutos de ensino superior maranhenses e de outras regiões do Brasil.

A presidente do Confap participou do evento a convite do Marie Curie Alumni Association Brazil Chapter e do Euraxess Brazil, que junto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), promoveram o evento. A professora Maria Zaira Turchi apresentou a palestra The State Foundation’s role in strengthening international cooperation, dentro da programação do evento, que foi realizado de 27 a 29 de setembro. Em sua explanação, ela apresentou o Confap e seu papel na articulação das Fundações de Amparo à Pesquisa na cooperação internacional.

Visita à Fapema
Durante o dia, a presidente do Confap, Maria Zaira Turchi, visitou também a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e foi recebida pelo diretor-presidente, Alex Oliveira, pela diretora-científica, Silvane Magali Nascimento, a diretora administrativo-financeira, Mariza Mendes e equipe técnica.

Na Fapema, Zaira Turchi acompanhou o comitê de julgamento do Edital Teses e Dissertações que estava sendo realizado. “Quero manifestar aqui a minha satisfação de ver uma sede tão bem estruturada, acolhedora e de ter tido a oportunidade de acompanhar e conversar com o comitê ad-hoc que está julgando o edital importante de apoio a teses e dissertações de mestrado e doutorado”, declarou.

A Presidente do Confap manifestou a contento que as importantes ações da Fapema têm se destacado pela regularidade com que são realizados lançamentos de editais, pela continuidade de programas importantes, pela expansão de outros programas que vêm sendo discutidos como estratégicos para o desenvolvimento do estado do Maranhão. “Em tempos difíceis, a Fapema está fazendo muita diferença e garantindo o financiamento para pesquisa científica tecnológica e de inovação, a formação de recursos humanos altamente qualificados, investindo em programas estratégicos o que vem contribuindo para reduzir as desigualdades sociais e considerar o desenvolvimento e a qualidade de vida para as pessoas”, enfatizou Zaira Turchi.

A presidente do Confap parabenizou ainda a Fapema pelo foco no desenvolvimento, na educação e na ciência com foco nas oportunidades para a população e ressaltou o suporte do Governo do Maranhão para a realização das ações da Fundação. “A Fapema está de parabéns pelo trabalho, pela consolidação e pela importância que tem tido para o desenvolvimento da ciência no estado e o que a gente percebe é que o Governo tem apoiado essas ações porque a Fapema tem tido condições de lançar editais com uma capilaridade muito grande, um crescimento exponencial de investimentos para o Maranhão”, disse.

O diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira, destacou a importância da visita da presidente do Confap na Fundação por ocasião de sua participação no First MCAA Brazil-Europe Workshop. “Uma honra para a Fapema. Ela está participando em São Luís do encontro Brasil Europa, evento onde há oportunidade de investimentos na internacionalização da pesquisa do Maranhão. É sempre bom poder contar com uma pessoa que tem a sua experiência e que representa todas as Fundações de Amparo do Brasil. Hoje é um dia especial para a Fapema, por esta ocasião”, finalizou.

Sobre o MCAA Brazil – Europe Workshop
Com o tema “Construindo um futuro sustentável baseado na ciência cooperativa, tecnologia e educação”, o evento, sediado pela primeira vez no Brasil, teve como objetivo apoiar o processo de internacionalização dos Institutos de Ensino Superiores maranhenses e de outras regiões do Brasil.

Segundo o coordenador do evento, Leonardo Teixeira Dall’Agnol, o workshop teve como objetivo a cooperação Brasil/Europa, fomentando a colaboração numa ciência cooperativa, trazendo pesquisadores europeus e brasileiros com experiências de mobilidade internacional e de mobilidade intersetorial para promover um network baseado na troca de experiência, promover parcerias e ajudar na internacionalização das instituições de ensino e pesquisa do Maranhão.

O evento contou com a participação de professores de universidades de vários estados brasileiros e pesquisadores da União Europeia para compartilharem suas experiências com estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de indústrias farmacêuticas e de biotecnologia.

A Marie Curie Alumni Association (MCAA), criada em 2017, é uma associação internacional criada para reunir todos os pesquisadores bolsistas e ex-bolsistas beneficiados com o financiamento do programa Marie Skłodowska Curie Actions (MSCA) da União Europeia, um encorajador da mobilidade internacional entre pesquisadores que já financiou 50 mil bolsistas.

A versão brasileira da MCAA tem por objetivo promover uma rede entre pesquisadores brasileiros ou estrangeiros que vivem no Brasil, criando um ambiente interdisciplinar por meio de eventos e outras ações que visam à troca de conhecimentos entre os pesquisadores, além de realizar a divulgação de pesquisas.

Fonte: Comunicação Fapema, com adaptações.