| Em 12/07/2019

Programa Centelha: Aberto Edital de fomento a ideias inovadoras em Mato Grosso do Sul

O Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect), realizou na noite da última quarta-feira (10) no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, o lançamento do Programa Centelha em MS.

O Programa é uma parceria do Governo do Estado de MS com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio da Finep. O Centelha visa estimular a criação de empreendimentos  inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil, oferecendo capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso.

Em Mato Grosso do Sul, serão selecionadas por meio de edital, 28 empresas que receberão financiamentos de até 60 mil reais, totalizando mais de 1,6 milhão em investimentos.

Assinatura do Edital
Participaram do lançamento do Programa, o Diretor-presidente da Fundect, Prof, Dr. Márcio de Araújo; o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck – na ocasião representando o governador Reinaldo Azambuja, O Diretor de Desenvolvimento Científico-Tecnológico (DRCT) da Finep Marcelo Bortolini, o Coordenador do Departamento de Fomento a Interação entre Ciências Aplicadas e Inovação (DICI) da Finep, Marcelo Camargo, além de empreendedores, estudantes, prefeitos, vereadores e demais convidados.

De acordo com o diretor-presidente da Fundect, Mato Grosso do Sul é o oitavo estado a lançar o Programa, que promete ser o ponta pé inicial para grandes ideias saírem do papel.

“Pode ser um aplicativo com a solução para algum problema, pode ser uma solução para a sua comunidade, algo que inove na sua região. O importante é ser inovador”, afirmou Márcio.

O secretário da Semagro, Jaime Verruck, explicou que o Centelha MS foi idealizado diante de um novo foco para a ciência e tecnologia no Brasil, menos preocupado com o processo e mais interessado no resultado final.

“Muitas vezes o empreendedor trabalha não com uma melhoria, mas com algo que pode revolucionar o mercado, e poucos acabam tendo sucesso. Com o Centelha MS queremos inovações de base, incentivar a pequena empresa que tem a inovação, mas não consegue implantar”, afirmou.

O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta (11) e pode ser acessado no espaço de “Editais” do site da Fundect (www.fundect.ms.gov.br). Já para submeter a proposta, o empreendedor deve acessar www.programacentelha.com.br/ms/ .

As propostas devem ser submetidas até o dia 25 de agosto de 2019.

Fonte: Comunicação Fundect.