Reunião da Comissão Especial analisa sugestões para o aprimoramento do Plano Nacional de Pós-Graduação

Comissão Especial analisa nova proposta de aprimoramento do Plano Nacional de Pós-Graduação. Foto: Anna Carolina Aires – CCS/CAPES.

A Comissão Especial de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-graduação (PNPG 211-2020) convidou representantes de entidades que integram a comunidade acadêmica, científica e tecnológica do país na área da educação, para participar da elaboração da nova proposta de aprimoramento do sistema de avaliação da pós-graduação.

A 6º Reunião da Comissão aconteceu nos dias 04 e 05 deste mês, e avaliou as sugestões enviadas pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes), Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC), Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-graduação (FOPROP), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Academia Brasileira de Ciências (ABC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa (Finep), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), Conselho Nacional de Educação (CNE) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). No encontro, os membros de cada entidade conheceram o trabalho da comissão e discutiram as sugestões encaminhadas.

Proposta de Avaliação
O Conselho Superior da CAPES solicitou à Comissão a produção de um documento que contenha propostas sobre mudanças na avaliação da pós-graduação. Dentre os pontos convergentes/recorrentes que foram discutidos, está o modelo único de avaliação (multidimensional), o acompanhamento de egressos, a internacionalização, a inovação e o impacto no desenvolvimento econômico, social, regional e nacional.
Jorge Luiz Nicolas (PUC/RJ), presidente da comissão, explicou qual será o próximo passo: “encerra-se o ciclo não só do recebimento das propostas físicas, mas da escuta das entidades. Devemos entregar o documento até o final de outubro, na próxima reunião do Conselho Superior. Apresentaremos, então, as nossas sugestões de aprimoramento do sistema de avaliação da pós-graduação brasileira”.

Fonte: CCS/Capes.