Revista Pesquisa Fapesp lança novo site

A revista Pesquisa FAPESP está de cara nova na internet. O novo site tem aparência mais leve e navegação facilitada entre textos, imagens e produção audiovisual. O conteúdo, que cobre resultados de pesquisas em todas as áreas do conhecimento, além de política científica e tecnológica e aspectos éticos, entre outros temas, continua disponível integral e gratuitamente.

Além de reproduzir todo o conteúdo desenvolvido inicialmente para a revista mensal impressa, o site oferece conteúdo exclusivo, como outras notícias, vídeos, podcasts e galerias de imagens. Todo o arquivo da revista, com mais de 20 anos desde quando se chamava Notícias Fapesp, está aberto para consulta. É um rico acervo sobre a produção científica brasileira, que ao longo dos anos se ampliou para abarcar pesquisas feitas no país inteiro e por brasileiros no exterior, sem deixar de lado o contexto internacional. As reportagens que compõem o arquivo da revista estão traduzidas para inglês e espanhol.

A página de entrada do site é organizada em blocos que agrupam diferentes tipos de conteúdo – reportagens em destaque, edições impressas, vídeos, podcasts e galerias de imagens. Basta rolar a página para encontrar. Graças ao design responsivo, o conteúdo passa a ter visualização mais confortável em dispositivos móveis, veículos para cerca de metade do tráfego.

As imagens são mais valorizadas, aumentando o equilíbrio entre o conteúdo visual e narrado. Nas reportagens, o conteúdo está mais integrado: texto, imagens, vídeo, entrevistas em áudio.

Um objetivo central, muito mais do que modificar a aparência, é reduzir a separação entre o conteúdo on-line e aquele publicado na edição mensal impressa, que até agora era publicada em bloco no site de maneira concomitante com a distribuição da revista.

As reportagens vão ao ar gradualmente, de maneira a diariamente haver conteúdo novo no site. Textos produzidos inicialmente para a edição on-line poderão ganhar espaço na edição mensal, invertendo a lógica que tratava o impresso como primordial. Por trás desse pensamento está a certeza de que Pesquisa Fapesp é uma publicação única, com conteúdo tanto digital como impresso.

Para receber os principais destaques de Pesquisa Fapesp por e-mail, é possível assinar o boletim gratuito, enviado três vezes por semana, por meio de um botão destacado no alto da página inicial. A revista também pode ser seguida nas principais mídias sociais: PesquisaFAPESP (Facebook e Twitter), Pesquisa Fapesp (Youtube) e pesquisa_fapesp (Instagram). Na plataforma issuu é possível folhear todas as edições como se fosse a revista física, assim como receber alertas de novas publicações e guardar para leitura sem conexão de internet.

Pesquisa Fapesp: www.revistapesquisa.fapesp.br.

Fonte: Agência Fapesp.

Tags: