| Em 18/12/2019

Seminário em comemoração à cooperação internacional EU-Brazil em Pesquisa & Inovação é realizado em Brasília

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais (Confap), no conjunto de suas Fundações, a Euraxess Brazil e o European Network of Research and Innovation Centres and Hubs (Enrich Brazil) realizaram, na terça-feira, 10 de dezembro, o seminário EU-Brazil Cooperation in Research and Innovation. As atividades foram realizadas na Finatec, em Brasília (DF).

O vice-presidente do Confap, Fábio Guedes, representou o Conselho na sessão política de abertura do evento. Entre as autoridades presentes estavam o diretor do departamento de ecossistemas inovadores do MCTIC, Otávio Caixetas, o chefe de Ciência, Tecnologia e Inovação da delegação da União Europeia no Brasil, Alejandro Zurita,  o chefe da Divisão de Promoção de Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Luís Fernando Machado, e o diretor do departamento Centro-Leste da Finep, Fernando Ribeiro. Representando a coordenação geral de Cooperação Internacional do CNPq, participou o analista Flávio Velame. Também participaram o presidente da FAPDF, Alessandro Dantas, além de assessores e diretores da Fapemig e da Fapeg.

O objetivo principal do evento foi encorajar e facilitar a cooperação em ciência, tecnologia e empreendedorismo entre o Brasil e a União Europeia, por meio do suporte e empoderamento dos diversos atores do ambiente acadêmico e de pesquisa. Além disso, promoveu, ainda, a troca de experiências e melhores práticas entre Brasil e União Europeia.

Sessão Política

Programação

A programação do evento contou com palestras e apresentações sobre políticas de fomento, incluindo as últimas chamadas do programa Horizonte 2020 e o novo programa Horizon Europe.

Durante o evento foi apresentada uma nova chamada que será apoiada pelo Confap, no contexto do Horizon 2020 – Marie Sklodovksa Curie Actions. A assessora de cooperação internacional do Confap, Elisa Natola, explicou os detalhes da chamada RISE – Reserach & Innovation Staff Exchange.

Também durante o evento foi apresentado o projeto “Compartilhando boas práticas em inovação”, que está sendo implementado no contexto dos Diálogos Setoriais União Europeia- Brasil. Estão envolvidos no projeto o MCTIC, a Comissão Europeia, por meio da sua Direção Geral de Pesquisa e Inovação, com a participação do perito europeu Leonardo Piccinetti e do perito brasileiro Eduardo Matias.

Ainda dentro da temática, o evento contou com apresentações de cases sobre boas práticas em apoio a inovação na Europa e no Brasil. Os responsáveis pelas apresentações foram o presidente da Fapesc, Fábio Zabot, a vice-presidente da FAPDF, Elisabete Alcântara, da adida de Ligação Científica da Wallonie-Bruxelles International (WBI), Julie Dumont, e do diretor de Ciência e Inovação da embaixada da Suécia, Jacob Silva.

Innovation Pitch Competition

Beatriz Gasparini Reis apresenta a sua inovação para garantir água de qualidade para todos. Beatriz foi eleita vencedora do concurso UE-Brasil de Pitch de Inovação 2019

 Durante o evento também foi realizado o concurso EU–Brazil Innovation Pitch Competition, promovido pelo Euraxess Brazil, Enrich Brazil e Confap, que ofereceu a pesquisadores/inovadores a chance de mostrar seus projetos e ideias para resolver desafios enfrentados pelo mundo globalizado.

No total, cinco finalistas, dos estados de Santa Catarina, Tocantins, Pernambuco, Minas Gerais e Ceará, apresentaram seus projetos. As temáticas variaram desde um projeto de inovação nas áreas de Inteligência Artificial e Direitos Humanos, passando por estudos na área de inovação em transformação de resíduos, bioenergia e transição de energia, a uma proposta de inovação para alternativas verdes para resíduos plásticos. Também foi apresentado projeto de inovação em Tecnologias de Informação e Comunicação para a Saúde.

A vencedora do concurso foi a pós-doutoranda Beatriz Gasparini Reis, da Universidade Federal de Minas Gerais. Ela apresentou Pitch a respeito de seu projeto de inovação em tratamento de água e tecnologias de baixo custo baseadas em reciclagem de membranas empregadas em osmose revers.

Beatriz terá como premiação uma viagem, em 2020, à Europa e a participação em uma semana de reuniões com pesquisadores e redes científicas, tecnológicas e de inovação europeias, além de participação em eventos europeus relacionados a inovação.

A premiação do pich foi feita pelo embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ybañez, pelo secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do MCTIC, Marcelo Morales, pelo ex-presidente do CNPq, professor Mario Neto Borges, que é perito dos Diálogos Setoriais EU-Brasil em ciência e tecnologia e presidiu o júri de avaliação das finalistas.

Ao final do evento, foram realizadas palestras de inovação no âmbito do Innovation Talks, promovido pelo ENRICH Brazil, e lançada a Associação Enrich no Brasil. Participaram das palestras o embaixador e chefe da delegação da União Europeia no Brasil, IgnacioYbáñez, o embaixador e diretor de Promoção da Tecnologia do MRE, Achilles Zaluar, o coordenador-Geral de Empreendedorismo Inovador do MCTIC, Sérgio Alves , o vice-presidente do Confap, Fábio Guedes, e a decana de Pesquisa e Inovação da UNB, Maria Emília Walter.

 

> Siga o Confap nas Redes Sociais:    FACEBOOK   /    LINKEDIN   /    TWITTER    /    INSTAGRAM