| Em 10/02/2014

Sistema de Indicadores de FAPs agora no no site do CONFAP

Já está disponível, no site do CONFAP (www.confap.org.br), o SIFAPsum novo sistema de indicadores para apoio à governança pública das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa.

O SIFAPs mostra variáveis e indicadores de eficiência (uso dos recursos), eficácia (cumprimento de metas e objetivos), e efetividade (produtos associados aos fomentos) das Fundações de Amparo à Pesquisa. O sistema ainda permite ao usuário exportar os dados para sua própria máquina, complementá-los com outras fontes, criar variáveis, indicadores e índices, bem como analisar os resultados da maneira que desejar.

Constituído em projeto colaborativo entre as FAPs e o setor acadêmico, o sistema está criando uma série histórica, com início em 2006, sobre recursos orçamentários previstos, executados e captados, despesas em CT&I, demandas, editais e projetos contratados, além de produtos obtidos.

sifaps

As FAPs encaminham dados referentes à sua operação anual, que, depois de analisados, geram as variáveis e os indicadores do SIFAPs. Essa análise pode ser feita por região, Unidade Federativa e ano-base dos dados.

Atualmente com dados de 2006 a 2012, o SIFAPs tem como patrocinador o CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), tendo sido financiado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, e desenvolvido pelo Instituto Stela e pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina.

O Instituto Stela está à disposição para eventuais dúvidas sobre o sistema, as variáveis e os indicadores. Caso seja necessário, entre em contato com Aran por meio do e-mail aran@stela.org.br ou pelo telefone (48) 3239-2529.