Sistema inteligente que oferece mais segurança para casas é criado com apoio da Fapeam

Uma nova visão de automação residencial é o que empreendedores do Amazonas querem levar às casas dos clientes. O projeto apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Fundação Certi, no âmbito do programa Sinapse da Inovação preza pela segurança e a comodidade dos usuários.

Chamado de Eletron Vision, o produto oferece funcionalidades como: detectar pessoas (corpo, olhos, face, reconhecimento de faces), objetos em movimento e aciona o alarme. Na área de automação permite o usuário controlar dispositivos elétricos como: luzes, portões, condicionadores de ar e entre outros.

O diferencial do sistema inovativo está na inteligência, ou seja, na capacidade da máquina toma decisões, involuntariamente, sem a intervenção do usuário. Por exemplo: desligar o aparelho elétrico quando usuário finalizar uma atividade, ativar o alarme do ambiente, automaticamente, quando o usuário se afastar.

O coordenador do projeto, Wesllen Sousa Lima, disse o Eletron Vision surge no mercado com objetivo de proporcionar o monitoramento inteligente do ambiente em tempo real oferecendo mais segurança, economia de energia elétrica, no gerenciamento dos recursos elétricos e conforto ao usuário.

Lima explicou que no produto é aplicado diversas tecnologias de inteligência artificial e aprendizagem de máquina. Isso torna o sistema inteligente sendo capaz de manipular dispositivos já existentes no mercado, além do criado pela equipe.

“Estamos criando um sistema inteligente que envolve a parte de automação, mas ao mesmo tempo de segurança. As câmeras de filmagens têm todo o processamento de imagens, reconhecimento de pessoas e tudo isso integrado com a parte de automação. Nossa proposta é desenvolver um sistema diferente do que são oferecidos pelo mercado. Por exemplo, hoje as pessoas controlam manualmente os dispositivos e qualquer pessoa envia o comando. Nós queremos fazer algo que envolva o mínimo possível a interação do usuário com o sistema”, contou Lima.

O protótipo do software já está em fase avançada e com várias versões tanto para dispositivo móvel quando desktop. Além de materiais importados, a equipe também criou alguns produtos como uma ferramenta capaz de controlar a TV e o ar condicionado, que geralmente são vendidas separadas no mercado. A previsão é que até 2018 o produto já esteja disponível no mercado.

Sinapse da Inovação
O Eletron Vision é um dos 28 projetos aprovados no âmbito do Programa Sinapse da novação fruto da parceria firmada entre o Governo do Amazonas, via Fapeam, com a Fundação Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), que visa transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso, além de fortalecer o empreendedorismo, cenário inovador e econômico no Amazonas.

“O Sinapse da Inovação foi uma boa oportunidade para nossa equipe, principalmente, por conta do recurso que utilizamos para aplicação da ideia. As orientações que recebemos também foram essenciais e nos ajudou a abrir a nossa mente para vermos as formas de como inserir nosso produto no mercado”, concluiu Lima.

Fonte: Departamento de Difusão do Conhecimento (Decon)/ Fotos Decon.

Tags: