Teresina recebe Fórum Nacional do Confap

Foto: João Allbert / Governo do Piauí.

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) realiza na próxima quinta e sexta-feira, dias 07 e 08 de junho, em Teresina (PI), a segunda edição do ano de 2018 do Fórum Nacional do Confap. Organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), o Fórum será realizado na sede da Embrapa Meio Norte e reunirá presidentes e diretores das 26 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) que compõem o Confap para debater e deliberar sobre as ações desenvolvidas nos Estados no fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

Também são esperadas autoridades ligadas ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), das agências de fomento federais – CNPq, Capes e Finep – e de instituições ligadas ao fomento à pesquisa científica. O Fórum contará, ainda, com a presença de representantes do Conselho Britânico e da Comissão Europeia, além de convidados.

Programação
A palestra de abertura – Marco legal de CT&I e o financiamento da pesquisa – será ministrada pelo Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC, Alvaro Prata. Durante a solenidade, também será anunciada uma nova edição do programa Tecnova e o novo programa Centelha, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), pelo presidente da entidade, Marcos Cintra. A Fapepi apresentará durante a solenidade a Plataforma Somos Fapepi.

A programação segue com apresentação de programas e debates sobre as parcerias nacionais e internacionais do Confap. As reuniões da tarde do dia 7 e da manhã do dia 8 são exclusivas para representantes das Fundações.

Na tarde do dia 8, os representantes das Fundações também poderão conhecer os laboratórios de biologia molecular e de ecofisiologia e a biblioteca da Embrapa Meio Norte. Em seguida, visitarão a fábrica de cajuína da Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz.

Acesse a programação completa aqui.

Coordenação de Comunicação Social do Confap.