Tião Viana encaminha projeto da Lei de Ciência, Tecnologia e Inovação para Aleac

Foto: Sérgio Vale/Secom.

Em cerimônia na noite da última sexta-feira, 19, na Casa Civil, o governador Tião Viana recebeu a carta de apoio ao projeto de lei estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, assinado conjuntamente por instituições parceiras. No mesmo ato, ele encaminhou a minuta do projeto ao parlamento acreano para apreciação.

Este evento marcou o encerramento do seminário de lançamento da Tríplice Hélice, que é uma união do governo do Estado, da Universidade Federal do Acre (Ufac) e da Federação das Indústrias do Acre (Fieac) pelo desenvolvimento científico do estado. Tudo isso em concordância com o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, do qual Sibá Machado, ainda como deputado federal, foi relator.

“Isso é colocar o Acre na agenda do futuro. Somos o primeiro estado do Brasil a assumir a legislação estadual como consequência da norma legislativa federal que cria um marco da ciência e tecnologia, um fundo de maneira estável, e que aponta caminhos para incorporar o conhecimento, a tecnologia e o desenvolvimento”, conta o governador Tião Viana.

Entre as instituições parceiras do projeto estão membros da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Instituto Federal do Acre (Ifac) e as secretarias de Ciência e Tecnologia do Acre (Sect), de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac) e Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac).

Segundo a secretaria de Ciência e Tecnologia, Renata Souza, o principal objetivo da Tríplice Hélice é apoiar pesquisadores, o desenvolvimento e a propagação da ciência e tecnologia no Estado e fazer com que as pesquisas realizadas nas instituições cheguem ao mercado.

“Somos o primeiro estado a ter essa legislação específica no âmbito estadual, de acordo com o marco que foi atualizado em 2015. É um grande avanço e já estamos botando em prática através desta ação”, conta a secretária.

O senador Jorge Viana, relator do Código, ressalta que o projeto é grandioso. “Estamos fazendo a extensão dessa lei para o Acre. E com isso, teremos a aplicação de todos os pontos da Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação depois de aprovado na Assembleia”.

Fonte: Notícias do Acre.

Tags: