| Em 20/06/2018

Workshop de Tecnologia traz representantes nacionais da RNP à Teresina

Aconteceu nos dias 12,13 e 14 de junho o primeiro Workshop de Tecnologias de Redes (WTR) do Piauí. O evento é uma promoção da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), juntamente com o Ponto de Presença da RNP no Piauí, e aconteceu no auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI). A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), que também é sede da RNP no Piauí, também foi uma das apoiadoras do evento.

De acordo com Beatriz Zoss, representante nacional da RNP, o evento não traz benefícios apenas para um grupo de profissionais, mas para toda a comunidade. “O WTR dos Pops é um evento para a comunidade local, visa inicialmente os clientes que estão no estado, mas também da rede metropolitana, alunos, professores e demais interessados nesse tema. Com o passar dos anos os temas vão se aprofundando e podemos até chegar a discussão sobre a formação dos alunos, a conscientização do próprio estado na realização das redes estaduais, como adequar a pesquisa e ensino ao futuro”, explicou.

O presidente da Fapepi, Francisco Guedes, foi um dos palestrantes e trabalhou o tema do Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Informação. Além de explicar a relevância dessa legislação, incentivou os participantes a um aprofundamento sobre o tema. “O Marco Legal é o caminho para a nossa legislação local avançar, então é fundamental que todos da sociedade participem desse processo para que possamos construir algo conjunto”.

Já o professor Edvilson Carneiro, que representou a reitoria do IFPI no evento, explicou a relação entre junto ao POP. “O Instituto sente-se muito honrado nessa parceria de abrigar o evento. Nossa relação com o POP é muito próxima pois ele tem contribuído bastante no fornecimento dos serviços dentro da instituição. O serviço de conectividade, por exemplo, em todos os nossos campi tem algum link da RNP e nós temos trabalhado para que esses links sejam cada vez melhores. Isso permite que os alunos tenham acesso à internet dentro do campus, consumir conteúdos educacionais e usar os serviços que a instituição proporciona para eles, tanto eles estando dentro ou fora do campus”.

Mário Meyer, que é o coordenador nacional do POP, fez uma demonstração da atuação dos POPs nos estados. De acordo com ele a função principal desse órgão é ser a ponte de conexão entre a parte institucional da RNP em si com os seus clientes diretos. Por isso o objetivo do encontro foi reunir equipes técnicas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) das principais instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa do Piauí para troca de experiências, aprendizagem e disseminação de novas tecnologias integradas ao ambiente acadêmico, ou seja, uma tentativa de estreitar essas relações.

Fonte: Comunicação Fapepi.