Editais

Proposals

Dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Escolha um ano:

Status:

Em andamento

Researcher Connect Confap/Fapesp - edital 2018-2019

Esta chamada teve por finalidade selecionar instituições de Ensino Superior nos Estados participantes para sediar uma série de cursos presenciais visando o desenvolvimento de habilidades em comunicação científica para pesquisadores, sob o programa Researcher Connect, a serem realizados entre 6 de agosto de 2018 e 15 de março de 2019. Cada instituição poderá ser contemplada com um único curso por ano.
Mais informações: https://www.britishcouncil.org.br/newton-fund/chamadas/researcher-connect-2018-2019

Em andamento

British Academy – Newton Advanced Fellowship

For Brazil, Mexico, South Africa, and Turkey these awards will support researchers working in any discipline within the
social sciences and the humanities. 

Em andamento

British Academy – Newton Mobility Grants

These awards will support researchers working in any discipline within the social sciences and humanities. 

Em andamento

Royal Society – International Exchanges Scheme

All activities must be on a subject within the natural sciences, including: physics,
chemistry, mathematics, computer science, engineering, agricultural, biological and medical research,
geography and experimental psychology. The Royal Society does not cover social science, clinical or
patient-oriented research.

Em andamento

Royal Society and the Academy of Medical Sciences – Newton Advanced Fellowship

These awards will support researchers working on a subject within the natural
sciences, including: physics, chemistry, mathematics, computer science, engineering, agricultural,
biological and medical research, the scientific aspects of archaeology, geography and experimental
psychology and clinical or patient-oriented research. 

Em andamento

Royal Society and the Academy of Medical Sciences – Newton Mobility Grants

All activities must be on a subject within the natural sciences, including: physics,
chemistry, mathematics, computer science, engineering, agricultural, biological and bio-medical
research, geography and experimental psychology. 

Em andamento

Oportunidades MSCA

As Ações Marie Skłodowska-Curie apoiam pesquisadores em todos os estágios de suas carreiras, independentemente de nacionalidade. MSCA apoia pesquisadores em todas as áreas do conhecimento, doutorados industriais, combinando pesquisa acadêmica com trabalho em empresas, e outros treinamentos inovadores que aumentam a empregabilidade e desenvolvimento da carreira. É uma iniciativa da União Europeia no âmbito do Horizonte 2020.
As ações receberam este nome após o prêmio duplo da cientista franco-polonesa, que ficou conhecida por seu trabalho com radioatividade.
Além do financiamento da pesquisa, os cientistas têm a possibilidade de adquirir experiência em países estrangeiros e no setor privado, e de completar sua formação com competências ou disciplinas úteis para suas carreiras.

Busca de Parcerias
As instituições que receberão estudantes lançaram Termos de Manifestação de Interesse, que podem ser acessados neste link. A página está em constante atualização.
Os pesquisadores que têm interesse em fazer intercâmbio em uma das instituições devem procurar parceiros com antecedência para elaborar projetos conjuntos.

https://euraxess.ec.europa.eu/worldwide/brazil
https://www.incobra.eu/
http://brazil.enrichcentres.eu/

Em andamento

Horizonte 2020

O Programa Horizonte 2020 é o maior programa de pesquisa e inovação da União Europeia (UE). Ele promove a transferência de tecnologia e inovação entre Academia e Indústria. Perto de 80 bilhões de euros de financiamento estão disponíveis ao longo de sete anos de atuação do programa (2014 a 2020), além do investimento privado e público nacional, e co-financiamentos disponibilizados pela UE.
Candidatos brasileiros são elegíveis para participar do programa Horizonte 2020, mesmo como coordenadores, mas Instituições Brasileiras não recebem financiamento automático, com exceção de alguns casos específicos (ex. pesquisadores individuais, ou se for indicado no edital).

Euraxess

Ações Marie Sklodowska-Curie (em inglês, MSCA): Bolsas para pesquisadores em todas as fases da carreira: http://ec.europa.eu/research/mariecurieactions/index_pt.htm
Conselho Europeu de Pesquisa (em inglês,ERC): Bolsas para realizar pesquisa de fronteira na Europa, a partir de pós doc: https://erc.europa.eu/funding/non-european-researchers

Outros Links
https://euraxess.ec.europa.eu/worldwide/brazil
https://www.incobra.eu/
http://brazil.enrichcentres.eu/

Em andamento

EURAXESS: uma rede para os pesquisadores

“EURAXESS – Researchers in Motion” é uma iniciativa da Comissão Europeia que promove o desenvolvimento das carreiras e a mobilidade de pesquisadores e visa fortalecer a colaboração científica entre a Europa e o resto do mundo.

A rede EURAXESS é formada por 40 países europeus e conta com representantes em seis países/regiões ao redor do mundo, inclusive no Brasil, onde tem representantes desde maio de 2013.

Uma rede de adesão gratuita, multidisciplinar que reúne pesquisadores em todas as fases de suas carreiras

As atividades da EURAXESS se baseiam em quatro pilares :
• EURAXESS Jobs: plataforma para divulgar e/ou encontrar ofertas de emprego e financiamento da pesquisa. Permite também aos pesquisadores de publicarem seus CVs. Instituições brasileiras podem publicar suas ofertas gratuitamente para atrair talentos internacionais.

• EURAXESS Services: uma rede de 250 centros físicos de serviços na Europa, distribuídos em 40 países, fornecendo serviços gratuitos e personalizados para os pesquisadores que vão deslocar-se para a Europa, bem como para suas famílias, para planejar e organizar sua estadia na Europa. Ajudam especificamente a lidar com questões como alojamento, vistos e autorizações de trabalho, aulas de línguas, escolas para os filhos, segurança social, cuidados médicos, etc.

• EURAXESS Rights: informações sobre as regulamentações, os direitos e deveres dos pesquisadores e dos seus empregadores.

• EURAXESS Links: braço internacional da EURAXESS, faz a ponte entre a Europa e a América do Norte, o Brasil, a China, a Índia, o Japão e cinco países do sudeste asiático – ASEAN.

Um dos objetivos de EURAXESS Links Brazil é ajudar os pesquisadores europeus que trabalham no Brasil a manter o contato entre si e com a Europa. A rede é também aberta aos pesquisadores, cientistas e alunos brasileiros, e visa promover a cooperação científica entre Europa e Brasil e reforçar a Europa como um destino de excelência na pesquisa científica.

Serviços oferecidos por EURAXESS Links Brazil

No país, EURAXESS Links Brazil desenvolve três tipos de atividades: divulgação de informação, networking de pesquisadores, e organização de eventos.

Para isso, a rede oferece gratuitamente os seguintes serviços:

• O site da EURAXESS Links Brazil, que fornece informação sobre oportunidades de financiamento e de fazer pesquisa na Europa, bem como sobre eventos.
• Uma lista de difusão, para receber semanalmente notícias relevantes sobre eventos, chamadas abertas ou os últimos desenvolvimentos nas áreas da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) na Europa e no Brasil. Além disso, receber uma lista de chamadas abertas para financiar a mobilidade e uma newsletter trimestral.
• Uma página Facebook em Portuguêsfacebook.com/EuraxessLinksBrasil.
• Um grupo no Linked-In chamado EURAXESS Links – International Researchers.
• Eventos de networking voltados aos seus membros e participação em eventos de promoção da mobilidade internacional dos pesquisadores.
 Apresentações da rede e dos serviços oferecidos, assim como dos principais financiamentos europeus para mobilidade (ERC, MSCA), nas suas instituições ou eventos científicos no Brasil.

EURAXESS Science Slam Brazil

EURAXESS Links organiza anualmente um concurso em comunicação científica chamado EURAXESS Science Slam Brazil.

O concurso é aberto aos pesquisadores de todas as nacionalidades e todos os campos de pesquisa e visa apresentar a pesquisa de maneira criativa e inteligível por todos.
As candidaturas são abertas de maio a setembro de cada ano.

**
Quer receber informações sobre as atividades de EURAXESS Links Brazil?
Inscreva-se na lista de difusão pelo brazil@euraxess.net
Visite brazil.euraxess.org e facebook.com/EuraxessLinksBrasil
Entre em contato: brazil@euraxess.net

Em andamento

Joint Programming Initiative Healthy and Productive Seas and Oceans (JPI Oceans)


Building on the results from the joint transnational call “Ecological aspects of microplastics in the marine environment” and recent scientific findings this joint transnational call intends to increase the knowledge about the relevant sources of microplastics, analytical methods for identifying smaller micro- and nano-)plastics, monitoring their distribution and abundance in marine systems and their effects thereon as well as concepts to reduce inputs of plastic into the marine environment. 
 
For this call funding partners from Belgium, Brazil, Estonia, France, Germany, Iceland, Ireland, Italy, Malta, Norway, Portugal, Spain and Sweden have allocated a total amount of up to € 9.2 million funding. In addition, researchers based in other countries are able to participate with their own resources.
 
Through this new call, JPI Oceans is aiming to promote European and transatlantic research cooperation on the issue, and contribute to the Regional Seas Conventions, to the implementation of the Belém Statement as well as G7, G20 and UN aims of reducing (micro-) plastic pollution in the ocean.
 

Themes

This call comprises four main themes:
 
  1. Identification, characterisation and quantification of the major microplastic sources, especially mechanisms and time scales of macroplastic fragmentation
  2. New sampling and analytical methodologies - focusing on the smaller (nano-)particles and in situ measurement methods for all matrices (water, sediment, biota) 
  3. Monitoring and mapping of microplastics in the marine environment including its effects on the marine environment
  4. Concepts to reduce inputs of plastics into the marine environment including through new recycling methods, raising public awareness, promoting behavioural change, socio-economic analyses

Rules for Participation

Each application must address at least one of the four themes of the call. Please note that not all funding partners will fund applications in all topic areas. 
 
Proposals need to involve eligible research partners from at least three participating countries. Projects will be funded for up to 36 months. The maximum requested funding per proposal is € 2,000,000.
 
The deadline for submitting proposals is on 28 February 2019 at 12:00 CET (mid-day). All applications must be submitted via the submission platform.
 

Call text

Details of the call, including the call announcement and the application process are provided on the submission platform. Before starting to prepare proposals, applicants are advised to consult the national funding guidelines and contact their funding organisation(s) as listed in the annex documents for the call.
 

Funding Partners

  • Belgium | Belgian Science Policy Office, BELSPO
  • Brazil | National Council of State Research Support Foundations, CONFAP
  • Estonia | Ministry of the Environment of the Estonian Republic, MoE
  • Estonia | Estonian Research Council, ETAgz
  • France| National Research Agency, ANR
  • Germany | Federal Ministry of Education and Research, BMBF
  • Iceland | The Marine and Freshwater Research Institute, MFRI
  • Ireland | Marine Institute, MI
  • Ireland | Department of Housing, Planning and Local Government, DHPLG
  • Italy | Ministry of Education, University and Research, MIUR
  • Malta | Malta Council for Science and Technology, MCST
  • Norway | Research Council of Norway, RCN
  • Portugal | Science & Technology Foundation, FCT
  • Spain | Spanish State Research Agency, AEI
  • Sweden | Swedish Research Council for Environment, Agricultural Sciences and Spatial Planning, FORMAS