Faps

Sobre as FAPs

Encontre uma FAPs

Escolha um estado:

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - FAPEMAT

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - FAPEMAT

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT) apoia e incentiva o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica, em prol do progresso científico, técnico, econômico e social, no âmbito do Estado de Mato Grosso. Conforme Lei 6612 – de 21/12/1994, a FAPEMAT tem como finalidade o amparo e o desenvolvimento da pesquisa humanística, científica e tecnológica no Estado de Mato Grosso.


Antônio Carlos Máximo Presidente

Antônio Carlos Máximo

Possui graduação em Filosofia – FAI/SP (1980), mestrado em Educação: História e Filosofia da Educação pela PUC/SP (1987), doutorado em Educação pela USP/SP (1997), e pós-doutorado em educação também pela USP/SP.

Atualmente é professor aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educacao, política educacional, politica, escola ciclada, política de formação de professores e partido político. Foi Secretário Adjunto de Política Educacional da SEDUC/MT entre 2003 e 2005.


Entre 2005 e 2009 foi coordenador do Escritório Antena da UNESCO em Mato Grosso. Trabalhou no Mestrado em Educação da UFMT por 10 anos, entre 1997 e 2007. Publicou vários livros sobre a temática arrolada acima pelas editoras Autores Associados, Liber Livro e EdUFMT. Como assessor, atuou no MEC (Ensino de II Grau) e INEP entre 1985 e 1988. Trabalhou na UFMT desde 1984, lecionando as disciplinas de fundamentos da Educação: história, sociologia, filosofia e política educacional, até 2013. Foi Secretário Municipal de Meio Ambiente de Cuiabá, de janeiro de 2013 a dezembro de 2014.

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul - FUNDECT

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul - FUNDECT

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, foi criada pela Lei 1.860 de 03 de julho de 1998, alterada pela Lei 2.046 de 15 de dezembro de 1999. É pessoa jurídica de direito público, sem fins lucrativos, com patrimônio próprio, autonomia administrativa e financeira. Sua finalidade é conceder apoio financeiro e incentivar Projetos de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação relevantes para o desenvolvimento econômico, cultural e social de Mato Grosso do Sul, executados por pesquisadores vinculados a Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, públicas ou privadas localizadas no Estado.


Márcio de Araújo Pereira Presidente

Márcio de Araújo Pereira

Márcio de Araújo Pereira é natural de Ponta Porã (MS). É Administrador de empresas (UFMS) com mestrado em Agronegócio (UFMS/UFG/UNB) e doutorado em Desenvolvimento Rural pela UFRGS, com estágio doutoral pela Universidade de Wageningen (Holanda). Em Janeiro de 2017, assumiu o cargo de diretor-científico da Fundect; em junho do mesmo ano foi nomeado diretor-presidente interino da instituição. Com vasta experiência em gestão pública, Márcio comandou a pró-reitoria de Administração e Planejamento da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) antes de assumir a função na Fundect.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) induz e fomenta a pesquisa e a inovação científica e tecnológica para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais.


Evaldo Ferreira Vilela Presidente

Evaldo Ferreira Vilela

Formado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa. É Mestre em Entomologia pela USP e PhD em Ecologia pela Universidade de Southampton, Inglaterra. Realizou pós-doutoramentos nas Universidades: da Califórnia-Berkeley (EUA), de Nuremberg-Erlangen (Alemanha) e Tsukuba, Japão. É Pesquisador 1A do CNPq, com mais de cem artigos científicos referenciados e 40 mestres e doutores orientados.

Foi Presidente da Sociedade Entomológica do Brasil e da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Foi membro da CTNBio/MCTI. Atua em Comitês de Assessoramento do CNPq, CAPES e FINEP e é membro do Fundo Setorial do Agronegócio – CTAgro/MCTI. Membro da SBPC, do Programa de Empreendedorismo SEED, do Governo de Minas e do Conselho Científico do UNESCO-HIDROEX Centro de Excelência em Águas.


Foi Diretor da Fundação Arthur Bernardes de Apoio a UFV (1994 a 1999) e Reitor da UFV (2000–2004). Integra o Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFV e é coordenador do projeto INOVADEFESA, financiado pelo CNPq e MCTI, bem como do projeto INOVAMINAS, financiado pela FINEP. Integra os programas DataViva, do Governo de Minas Gerais com o Media Lab MIT. Foi Secretário Adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (2007 – 2014); Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG (março a  dezembro de 2014).

Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará - FAPESPA

Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará - FAPESPA

A missão da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (FAPESPA) é promover o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica em prol do tripé: inclusão social – preservação dos recursos naturais – crescimento econômico no estado do Pará, a fim de promover o desenvolvimento sustentável.


Helder Mello Presidente

Helder Mello

Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQ

Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQ

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ) promove o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado da Paraíba, através do fomento à ciência, tecnologia e inovação mantendo estreita sintonia com o atendimento às necessidades sócio-econômicas que afetam seu desenvolvimento sustentável.


Claudio Benedito Silva Furtado Presidente

Claudio Benedito Silva Furtado

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). Professor da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Relatividade e Gravitação, atuando principalmente nos seguintes temas: defeitos topológicos, fases geométricas, computação quântica, fundamentos de mecânica quântica, variaveis de loop, modelos análogos gravitacionais na matéria condensada e aplicações de teoria de campos em espaços curvos à matéria condensada.

Temas esses onde vem publicando artigos e orientando teses e dissertações. Em gestão de C,T&I, foi Chefe do Departamento de Física, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPB e em janeiro de 2011 assumiu a Presidência da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba-FAPESQ-PB, onde permanece até o presente momento.