Faps

Sobre as FAPs

Encontre uma FAPs

Escolha um estado:

Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná - FA

Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná - FA

A Fundação Araucária busca o desenvolvimento social, econômico e ambiental do estado do Paraná, por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação.


Paulo Roberto Slud Brofman Presidente

Paulo Roberto Slud Brofman

Paulo Roberto Slud Brofman é médico formado pela Universidade Federal do Paraná, fez residência, especialização, mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo. Foi Professor Visitante da Universidade de Toronto (Canadá), membro honorário do Instituto de Tecnologia Biomédica da Universidade de Erlangen-Nuremberg (Alemanha), ex-presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e da Associação Brasileira de Terapia Celular.

Já recebeu o Título de Cidadão Benemérito de Curitiba, outorgado pela Câmara Municipal, e Cidadão Benemérito do Paraná, pela Assembleia Legislativa do Estado. Atualmente é Professor Titular da Escola de Medicina, Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, coordenador do Núcleo de Tecnologia Celular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná  – pertencente à Rede Nacional de Terapia Celular do Ministério da Saúde–, membro do Comitê Científico do Programa Binacional de Terapia Celular Brasil/Argentina e coordenador da Subagenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde, área de Complexo Industrial da Saúde-Biotecnologia, da Secretária de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde e membro da Academia Paranaense de Medicina.


Recentemente, recebeu o Prêmio Luis Federico Leloir do Ministério de Ciência, Tecnologia e Innovación Productiva de Argentina, correspondente a um dos principais prêmios da América Latina, e destinado à personalidade estrangeira que muito contribuiu com o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação naquele país.

Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE

Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) promove o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado de Pernambuco, por meio do fomento à ciência, tecnologia e inovação, mantendo estreita sintonia com o atendimento às suas necessidades socioeconômicas.


Abraham Benzaquem Sicsu Presidente

Abraham Benzaquem Sicsu

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo(1976), especialização em Garantia de Controle de Qualidade pelo Instituto Brasileiro da Administração da Qualidade(1977), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco(1980) e doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas(1985). Atualmente é PROFESSOR ASSOCIADO da Universidade Federal de Pernambuco e Gerente Geral de Política de C,T &I da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial. Atuando principalmente nos seguintes temas:Energia, Mudancas Tecnologicas, Planejamento.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEPI

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEPI

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) é a única agência de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico do Piauí. É uma fundação do Governo Estadual, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia (SEDET). Os recursos financeiros são assegurados pela Constituição do Estado


Francisco Guedes Alcoforado Filho Presidente

Francisco Guedes Alcoforado Filho

É Engenheiro Agrônomo pela UFPI, possui Mestrado em Botânica pela UFRPE, especialista em desenvolvimento regional sustentável pela EMBRAPA e em tecnologias para a agropecuária do semi-árido pela ESAM. Foi pesquisador-bolsista da EMBRAPA de 1983 a 1984, técnico de Nível Superior da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí de 1984 a 1989. É pesquisador da EMBRAPA desde 1989. Têm 45 trabalhos publicados, incluindo dois livros em co-autoria.

Além de pesquisador, tem larga experiência administrativa: Foi Presidente Nacional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba CODEVASF, nos anos de 2003 e 2004, Presidente do Instituto de Terras do Piauí – INTERPI, de 2004 a 2007, Diretor Geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí EMATER, de 2007 a 2010, e Secretário da Assistência Social e Cidadania do Estado do Piauí SASC, de 2011 a 2013, além da experiência de assessoria parlamentar na Câmara Federal, de 1999 a 2002, no gabinete do então Deputado Federal Wellington Dias. Foi coordenador Nacional da elaboração participativa do projeto de lei que instituiu o programa permanente de convivência com o semi-árido brasileiro. Atualmente está à disposição do Governo do Estado para Presidir a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí FAPEPI.

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ

Criada em 1980, a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) é a agência de fomento à ciência, à tecnologia e a inovação do Estado do Rio de Janeiro. Vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, sua missão é estimular atividades nas áreas científica e tecnológica, apoiando o desenvolvimento de projetos e programas de pesquisadores e empreendedores vinculados a instituições de ensino e pesquisa ou a empresas públicas e privadas.


Gabriell Carvalho Neves Franco dos Santos Presidente

Gabriell Carvalho Neves Franco dos Santos

Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social designado, interinamente, para exercício da presidência da FAPERJ. Gabriell Carvalho Neves Franco dos Santos, 35 anos, natural de Piraí, no Estado do Rio de Janeiro. Advogado, é graduado em Direito pela Universidade Cândido Mendes, com mestrado em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Petrópolis. Tem vasta experiência no setor público, tendo sido Procurador do Município de Piraí de 2007 a 2011. Foi Chefe de gabinete parlamentar de 2011 a 2013. Diretor-Geral da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de janeiro/2013 a janeiro/2017. Subsecretário Executivo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social de agosto/2017 a novembro/2017. E desde novembro/2017 é o atual Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social do Estado do Rio de Janeiro.

Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - FAPERN

Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - FAPERN

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) apoia e fomenta a realização da pesquisa científica, tecnológica e a inovação para o desenvolvimento humano, social e econômico do Rio Grande do Norte.


João Maria de Lima Presidente

João Maria de Lima

João Maria de Lima é graduado em Letras pela Universidade Potiguar (UnP) e possui mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), já publicou três livros: Desenrolando a Língua Portuguesa (2007); Lições de Português Aplicadas ao Direito (2011) e de Língua.com (2017).  Possui larga experiência no ensino público e privado, na educação básica e ensino superior, e atualmente é conselheiro estadual de educação e professor universitário da Uni-RN.

Coordena o projeto Conexão Enem, apresentando o programa de TV, #QueroAprender, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte. Em 2017, o programa Conexão Enem foi selecionado entre os 50 melhores projetos de educação do Brasil no prêmio Talentos da Fundação Lemann; já o #QueroAprender destacou-se como o maior projeto de educação no âmbito da Secretaria Estadual de Educação, envolvendo mais de 100 mil alunos.