Faps

Sobre as FAPs

Encontre uma FAPs

Escolha um estado:

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) tem a finalidade de fomentar a pesquisa em todas as áreas do conhecimento. É sua atribuição: promover a inovação tecnológica do setor produtivo, o intercâmbio e a divulgação científica, tecnológica e cultural; estimular a formação de recursos humanos, o fortalecimento e a expansão da infra-estrutura de pesquisa no Estado.


Odir Dellagostin Presidente

Odir Dellagostin

Odir é formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e doutor em Biologia Molecular pela University of Surrey, na Inglaterra. É professor da (UFPel) e pesquisador nível 1A do CNPq. Foi coordenador do Centro de Biotecnologia do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPel.

Odir foi coordenador do Comitê de Ciências Biológicas da FAPERGS e membro do Conselho Superior da Fundação. Também atuou como membro do Comitê Assessor de Veterinária do CNPq e Coordenador da Área de Biologia da CAPES.

Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia - FAPERO

Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia - FAPERO

Vinculada ao Governo do Estado de Rondônia, a FAPERO é uma Fundação de direito público, com autonomia administrativa financeira, compondo a Administração indireta do Poder Executivo. A Fundação Rondônia prevista no art. 201 da Constituição Estadual, de acordo com o disposto no §5º do Artigo 218 da Constituição Federal de 1988, é a penúltima Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP) a ser criada no Brasil.


Francisco Élder Souza de Oliveira Presidente

Francisco Élder Souza de Oliveira

Francisco Elder Souza de Oliveira formado em administração de negócios, empresário, ocupou o cargo de assessor especial do Governo de Rondônia e colaborou na implantação do projeto da primeira escola de tempo integral do Estado, implantou e foi o primeiro diretor de planejamento da Fundação Rondônia de amparo à Pesquisa – FAPERO e atualmente ocupa o cargo de Presidente desta Fundação.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - FAPESC

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - FAPESC

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) tem por finalidade o fomento à inovação, pesquisa científica e tecnológica, para o avanço de todas as áreas do conhecimento, o equilíbrio regional, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população de Santa Catarina, com base nos princípios estabelecidos pelos arts. 144, inciso XII, e 176, 177 e 193 da Constituição do Estado de Santa Catarina de 1989.


Gilberto Luiz Agnolin Presidente

Gilberto Luiz Agnolin

Gilberto Luiz Agnolin é Professor Titular da UNOCHAPECÓ desde 1986, tendo sido Reitor da instituição de 2002 a 2008. Na administração pública, exerceu cargos como Conselheiro Titular do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina de 2005 a 2017; e Diretor de Educação Superior e Diretor de Políticas Planejamento Educacional na Secretaria de Estado da Educação de SC de 2012 a 2018.

Assumiu várias funções e atividades em Fóruns e Conselhos no Oeste Catarinense, especialmente na área do Desenvolvimento Regional e na implantação da Educação Superior, com destaque para os cargos exercidos de Pró Reitor de Administração da UNOESC/Chapecó de 1996 a 2002.

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Mestrado em Ciências Ambientais pela UNOCHAPECÓ; Especialização em Gestão e Liderança Universitária pela UNISUL (cooperação OUI/ACAFE) e Organização Sistemas e Métodos pela UNOESC.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do Brasil. Com autonomia garantida por lei e orçamento anual correspondente a 1% do total da receita tributária do Estado, a FAPESP apoia a pesquisa e financia a investigação, o intercâmbio e a divulgação da ciência e da tecnologia produzida no Estado de São Paulo.


Marco Antonio Zago Presidente

Marco Antonio Zago

Graduou-se pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, onde obteve títulos de mestre e de doutor, tendo realizado o pós-doutorado na Universidade de Oxford. É secretario de Estado da Saúde do Governo do Estado de São Paulo; foi reitor da USP (2014-2017), pró-reitor de Pesquisa (2010-2014), e presidente do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (2007-2010), período em que foi criado o Programa dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT).

Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (da qual foi diretor), da Academia de Ciências do Estado de S. Paulo e da World Academy of Sciences (TWAS), recebeu a Grã-Cruz e a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, a Medalha Paulista do Mérito Científico, a Comenda da Ordem do Mérito Naval da Marinha do Brasil, e a Ordem Nacional do Mérito Militar, Ministério da Defesa do Brasil. Em 2015, recebeu o Prêmio Octávio Frias de Oliveira do Instituto do Câncer do Estado de S. Paulo, Personalidade de Destaque em Oncologia.

Foi o coordenador do Centro de Terapia Celular de Ribeirão Preto (CEPID) apoiado pela FAPESP, de 2001 a 2015, diretor clínico do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e membro da Comissão Nacional de Biossegurança (CTNBio).

Pesquisador I-A do CNPq, seus principais interesses em pesquisa concentram-se nas anemias hereditárias, genética populacional humana, bases moleculares das neoplasias e células-tronco adultas, em especial células-tronco hematopoéticas e mesenquimais. Orientou mais de 30 doutores, mestres e pós-doutorados, editou o livro Hematologia: Fundamentos e Prática, amplamente utilizado no ensino de profissões de saúde e como livro-texto da especialidade. Publicou mais de 300 artigos científicos referidos em Web of Science. Research ID E-9442-2017.

Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC

Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE) tem por finalidade básica promover o apoio e o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica, e também da inovação tecnológica, bem como do empreendedorismo, no território estadual, atendendo com prioridade a maximização das potencialidades locais, em consonância com a Política Estadual de Ciência e Tecnologia, contribuindo, assim, para o desenvolvimento social e econômico do Estado.


José Heriberto Pinheiro Vieira Presidente

José Heriberto Pinheiro Vieira

Bacharel em Direito, biólogo e funcionário público da Emdagro com 30 anos de experiência. Recentemente, passou um período de dois anos e sete meses na Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura em Sergipe (SPA/SE), do extinto Ministério da Pesca.