Faps

Sobre as FAPs

Encontre uma FAPs

Escolha um estado:

Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP

Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP

O objetivo da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) é contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Ceará por intermédio da pesquisa científica e de sua aplicação sob as formas de tecnologia e inovação.


Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno Presidente

Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1970), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), com sandwich na Universidade de Waterloo, no Canadá(1979). Foi professor na PUC do Rio e Universidade Federal do Ceará. Foi Visiting Faculty no Imperial College, Londres(1989), e na University of New Hampshire (1985). É professor titular da Universidade de Fortaleza. Foi membro da diretoria da SBPC, da diretoria da SBC, do Comitê Assessor em Ciência da Computação do CNPq, representante da área de Ciência da Computação na CAPES. É Presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico – FUNCAP. Foi Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza. Atua nas áreas de Inteligência Artificial e Filosofia, com ênfase em Lógica, Lógicas não monotônicas, Lógicas paraconsistentes, métodos de prova, Filosofia da Linguagem, Filosofia da mente, filosofia da ciência. Tem desenvolvido interesse no estudo de processos de decisão e ciência da cidade.

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - FAPDF

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - FAPDF

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) foi criada pela Lei Nº 347, de 04/11/1992 e implementada em 04 de novembro de 1993. É uma entidade com personalidade jurídica de direito privado, sob a forma de fundação pública e tem por finalidade estimular, apoiar e promover o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do Distrito Federal, visando ao bem-estar da população, defesa do meio ambiente e progresso da ciência e tecnologia.


Tiago Coelho Presidente

Tiago Coelho

Formou-se em Odontologia, pela Universidade Federal do Pará (2001). O mestrado foi em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e o doutorado em Saúde Pública, mais especificamente em Epidemiologia, pela Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos (2009).

No período de 2004 a 2006, ocupou o cargo de consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). É membro da American Public Health Association e da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, bem como atua como parecerista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.


A atuação na Administração Pública começou em 2015, quando tornou-se subsecretário de Gestão Participativa e logo depois subsecretário de Vigilância à Saúde, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Atuou ainda como secretário adjunto da Secretaria das Cidades do DF até assumir a Secretaria Adjunta de Ciência, Tecnologia e Inovação em julho de 2017.


A experiência profissional inclui ainda o magistério. Ele é professor adjunto da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB). Tem 17 artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais, assim como é autor do capítulo intitulado “Electronic Oral Health Records in Practice and Research”.


Foi também secretário adjunto da Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Inovação (SECTI) do DF de julho a dezembro de 2017.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo - FAPES

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo - FAPES

A missão da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) é fomentar ações de Ciência, Tecnologia e Inovação para geração e difusão do conhecimento no Estado do Espírito Santo. Para o pleno exercício de seus objetivos a FAPES deverá custear, total ou parcialmente, projetos de pesquisa científica e tecnológica desenvolvidos por pesquisadores autônomos, de instituições públicas ou de entidades privadas.


José Antônio Bof Buffon Presidente

José Antônio Bof Buffon

Graduado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1983) e mestre pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/Unicamp). Desde 1985 é professor e pesquisador do Departamento Economia da Universidade Federal do Espírito.

Entre fevereiro de 2011 e março de 2013 esteve cedido ao Banco do Estado do Espírito Santo S. A. (Banestes), onde atuou como Diretor Comercial. Também já esteve cedido para outras instituições, atuando funções relacionadas ao desenvolvimento econômico: no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), atuou como Assessor da Diretoria da Área de Desenvolvimento Regional e Social; no Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), na condição de Assessor Especial do Ministro, sendo um dos responsáveis pela coordenação do Programa de Cooperação Científica e Tecnológica para o Desenvolvimento Regional; e no Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo S. A. (Bandes), onde foi responsável pela Diretoria de Crédito e Fomento e também Diretor-Presidente.


Atua como Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – FAPES desde 06 de janeiro de 2015. As áreas principais de interesse são: desenvolvimento regional e urbano, política e desenvolvimento agrário, agricultura familiar, política industrial, desenvolvimento local e territorial; planejamento e gestão estratégica de empresas e governos, inovação, crédito e fomento.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEG

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEG

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), criada pela Lei 15.472, em 2005, atua no fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural de Goiás.


Maria Zaira Turchi Presidente

Maria Zaira Turchi

Maria Zaira Turchi é graduada em Letras – Português/Inglês pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica -PUC/RS (1999) com Doutorado Sanduíche no Centre de RecherchesSurL’Imaginaire, Universidade de Grenoble/França. É professora titular da UFG, tendo exercido as funções de Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (1999-2003); Coordenadora Geral da Pós-Graduação/ Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (2004-2005); Diretora da Faculdade de Letras (janeiro de 2006-fevereiro de 2011); Editora da Revista Signótica da Faculdade de Letras (2004-2011). Foi vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística ANPOLL – (2006-2008).

É membro do Conselho Estadual de Educação de Goiás desde 2005. Possui artigos em periódicos especializados na área de teoria e crítica literária, é autora de livros, dentre os quais, Ferreira Gullar: a busca da poesia (1985), publicado pela Editora Presença/Rio de Janeiro, e Literatura e antropologia do imaginário, em 2003, pela Editora da UnB (Finalista do Prêmio Jabuti/2004 na categoria Crítica) e Leitor formado, leitor em formação: leitura literária em questão, pela Cultura Acadêmica, em 2006 (Prêmio Altamente recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ/seção brasileira do IBBY/ UNESCO). É presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) desde fevereiro de 2011. É a atual presidente do CONFAP para a gestão 2017-2018.

Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA

Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA

A missão da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) é estimular a ciência e a tecnologia no Maranhão, proporcionando aos pesquisadores maranhenses condições para a realização de projetos de pesquisa e intermediando a transformação do conhecimento científico em instrumento capaz de contribuir para a redução das assimetrias sociais.


Alex Oliveira de Souza Presidente

Alex Oliveira de Souza

Atual presidente da FAPEMA, Alex Oliveira possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal do Pernambuco e doutorado em Urbanismo pela Universidade de Paris Est.

Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Estadual do Maranhão (desde 1995), Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (2014), Conselheiro Federal Suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Foi Coordenador do Atelier Internacional de Criação Urbana – EQUINOX com Brasil, França e Itália (2009-2014); Vice-Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão (2012-2014); Coordenador Local do Doutorado Interinstitucional em Urbanismo entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e UEMA (2009-2011); Chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UEMA (2009-2012); Diretor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UEMA (2001-2002); Coordenador Local do Mestrado Interinstitucional em Desenvolvimento Urbano entre UFPE e UEMA (1999-2000).