Faps

Sobre as FAPs

Encontre uma FAPs

Escolha um estado:

Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná - FA

Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná - FA

A Fundação Araucária busca o desenvolvimento social, econômico e ambiental do estado do Paraná, por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação.


Ramiro Wahrhaftig Presidente

Ramiro Wahrhaftig

Engenheiro Civil formado pela UFPR, com mestrado em Planejamento Energético, pela UFRJ e doutorando em Tecnologia e Inovação, na Universidade de Tecnologia de Compiègne – UTC, França. Interrompeu seus estudos em 1995 para assumir a pasta de secretário de Estado da Educação do Paraná.

É pesquisador visitante na Universidade do Texas em Austin, EUA, onde é Research Fellow do IC2 Institute. Também foi pesquisador visitante na Universidade de Tecnologia do Twente, Holanda, na Universidade McGill, Canadá, e na Universidade do Texas em Austin, EUA. Já foi secretário de Estado da Educação do Paraná (1995-1998), também secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (1999-2002), acumulando em 2002 a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Turismo.

Nos últimos anos esteve na Itaipu Binacional, como diretor de Coordenação e assessor do diretor Geral (2017) e, por último, ocupou o cargo de Diretor Superintendente do Parque Tecnológico de Itaipu (2017-2018). Com importante participação na elaboração do plano de governo de Ratinho Junior. 

Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE

Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) promove o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado de Pernambuco, por meio do fomento à ciência, tecnologia e inovação, mantendo estreita sintonia com o atendimento às suas necessidades socioeconômicas.


Abraham Benzaquem Sicsu Presidente

Abraham Benzaquem Sicsu

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo(1976), especialização em Garantia de Controle de Qualidade pelo Instituto Brasileiro da Administração da Qualidade(1977), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco(1980) e doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas(1985). Atualmente é PROFESSOR ASSOCIADO da Universidade Federal de Pernambuco e Gerente Geral de Política de C,T &I da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial. Atuando principalmente nos seguintes temas:Energia, Mudancas Tecnologicas, Planejamento.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEPI

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEPI

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) é a única agência de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico do Piauí. É uma fundação do Governo Estadual, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia (SEDET). Os recursos financeiros são assegurados pela Constituição do Estado


Antonio Cardoso do Amaral Presidente

Antonio Cardoso do Amaral

Licenciado em Matemática (UESPI/2004) e Mestrado em Ensino de Matemática (UFPI-PROFMAT/2014). Professor de Matemática na rede estadual piauiense de ensino, atuando no Ensino Fundamental e Ensino Médio na escola estadual CETI Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves (PI) desde 2003. É responsável pelo projeto de incentivo e treinamento de alunos para as Olimpíadas de Matemática no município, onde tem conseguido colaborar para excelentes desempenhos, ajudando na difusão do conhecimento e na inserção de jovens no mundo das ciências, a partir das aulas de Matemática. Agraciado pelo Ministério da Educação em 2015 com o Prêmio Anísio Teixeira, no aniversário de 65 anos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), onde atua como membro do Conselho Técnico Científico da Educação Básica (CTC/EB). Atuou como especialista na área de Matemática para a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na primeira e segunda versões nos anos de 2015 e 2016.

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ

Criada em 1980, a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) é a agência de fomento à ciência, à tecnologia e a inovação do Estado do Rio de Janeiro. Vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, sua missão é estimular atividades nas áreas científica e tecnológica, apoiando o desenvolvimento de projetos e programas de pesquisadores e empreendedores vinculados a instituições de ensino e pesquisa ou a empresas públicas e privadas.


Jerson Lima Presidente

Jerson Lima

Professor titular do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo De Meis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 1997, Jerson Lima Silva é o vigésimo a ocupar o cargo de presidente da FAPERJ. Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biologia Estrutural e Bioimagem (Inbeb), o professor também coordena o Centro Nacional de Ressonância Magnética Nuclear Jiri Jonas. Pesquisador reconhecido, Lima Silva é membro efetivo da Academia Brasileira de Ciências desde 1999, membro da Academia Mundial de Ciências (TWAS) para o Avanço da Ciência em Países em Desenvolvimento, e, em 2011, tornou-se um dos membros titulares mais jovens da centenária Academia Nacional de Medicina (ANM), na Seção de Ciências Aplicadas à Medicina.

Pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o pioneirismo de seu trabalho em Biologia Estrutural lhe valeu inúmeros prêmios e distinções incluindo a concessão da Ordem Nacional do Mérito Científico pela Presidência da República do Brasil, na classe de Comendador (2002) e na classe de Grã-Cruz (2009). Tais pesquisas levaram a avanços no entendimento do enovelamento das proteínas, da formação de complexos multimoleculares, tais como vírus, e da formação de agregados proteicos e proteínas com a conformação alterada. Estes últimos são responsáveis pela fisiopatologia de inúmeras doenças humanas, tais como câncer, doença de Parkinson e doenças causadas por Príons.

Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - FAPERN

Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - FAPERN

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) apoia e fomenta a realização da pesquisa científica, tecnológica e a inovação para o desenvolvimento humano, social e econômico do Rio Grande do Norte.


Gilton Sampaio de Souza Presidente

Gilton Sampaio de Souza

Gilton Sampaio de Souza é graduado em Letras (1992), pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), é Mestre em Linguística Aplicada (1999), pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Doutor em Linguística e Língua Portuguesa (2003), pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Tem Pós-Doutarado em Estudos Comparados, Língua Portuguesa e Língua Francesa, pela Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis (2011). É professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN e do Programa de Mestrado Profissional em Letras em rede nacional (Profletras). Foi diretor do Campus da UERN (Pau dos Ferros) de 2007 a 2016.